Conselho e Governança
Conselho Consultivo
Seu papel é ampliar o debate e valorizar a pluralidade da LEQT. Trata-se de uma instância de apoio à Coordenação em consultas periódicas sobre questões estratégicas da Rede, na condução de ações específicas, como o trabalho de GTs (Grupos de Trabalho) e na indicação de temas e discussões para a Rede.
Ana Lima
Conhecimento SocialCarla Mauch
Mais DiferençasDolores Prades
Instituto EmíliaIsabel Aparecida dos Santos Mayer
Litera SampaIzabel Costa Cermelli
FLIP - Associação Casa AzulMaria Aparecida da Silva Lamas
Instituto Fernand BraudelPierre André Ruprecht
SP LeiturasSueli Regina Marcondes Motta
SP LeituraFernanda Ribeiro
CENPECZoara Failla
Instituto Pró-LIvroAna Cláudia Teixeira da Silva
Litera SampaCatalina Pagés
Instituto Fernand BraudelClarissa Roberta Alves dos Santos
Litera SampaMaria Alice Junqueira de Almeida
CENPECMaria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz
Instituto Pró-LivroWagner Santana
Mais DiferençasAna Lima
Conhecimento SocialCarla Mauch
Mais DiferençasDolores Prades
Instituto EmíliaIsabel Aparecida dos Santos Mayer
Litera SampaIzabel Costa Cermelli
FLIP - Associação Casa AzulMaria Aparecida da Silva Lamas
Instituto Fernand BraudelPierre André Ruprecht
SP LeiturasSueli Regina Marcondes Motta
SP LeituraFernanda Ribeiro
CENPECZoara Failla
Instituto Pró-LIvroAna Cláudia Teixeira da Silva
Litera SampaCatalina Pagés
Instituto Fernand BraudelClarissa Roberta Alves dos Santos
Litera SampaMaria Alice Junqueira de Almeida
CENPECMaria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz
Instituto Pró-LivroWagner Santana
Mais DiferençasCoordenação
Tem como atribuição deliberar sobre decisões estratégicas e operacionais da Rede. É sua responsabilidade manter interlocução constante com a Secretaria Executiva, acompanhar o desenvolvimento do plano de ação anual, representar a LEQT ou indicar representantes em atividades ou instâncias para as quais é convidada, captar e gerir os recursos do fundo da Rede.
Patrícia Diaz
Diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC. Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na Faculdade de Educação da USP, graduou-se em pedagogia na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental. Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dianne Melo
Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP e especialista em Linguagem pela mesma instituição. Trabalhou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou na Escola Itaú Unibanco de Negócios. Há mais de 15 anos atua como formadora de professores do Sindicato dos Professores de São Paulo - Sinpro/SP.Rafaela Dieab
Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras. Pós-graduada em "Literatura para crianças e jovens" pelo Instituto Vera Cruz, é formada em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado em Antropologia pela mesma instituição.Ricardo Batista
Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar e mestrando em Sociologia pela USP, com experiência em gestão e planejamento de projetos, articulação de redes e de políticas sociais e financiamento público. É coordenador de Políticas Públicas no GIFE Grupo de Institutos Fundações e Empresas.Coordenação
Tem como atribuição deliberar sobre decisões estratégicas e operacionais da Rede. É sua responsabilidade manter interlocução constante com a Secretaria Executiva, acompanhar o desenvolvimento do plano de ação anual, representar a LEQT ou indicar representantes em atividades ou instâncias para as quais é convidada, captar e gerir os recursos do fundo da Rede.
Patrícia Diaz
Diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC. Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na Faculdade de Educação da USP, graduou-se em pedagogia na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental. Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dianne Melo
Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP e especialista em Linguagem pela mesma instituição. Trabalhou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou na Escola Itaú Unibanco de Negócios. Há mais de 15 anos atua como formadora de professores do Sindicato dos Professores de São Paulo - Sinpro/SP.Rafaela Dieab
Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras. Pós-graduada em "Literatura para crianças e jovens" pelo Instituto Vera Cruz, é formada em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado em Antropologia pela mesma instituição.Ricardo Batista
Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar e mestrando em Sociologia pela USP, com experiência em gestão e planejamento de projetos, articulação de redes e de políticas sociais e financiamento público. É coordenador de Políticas Públicas no GIFE Grupo de Institutos Fundações e Empresas.Secretaria executiva
Elisângela Fernandes
[email protected] Jornalista e mestranda em Educação. Atua na intersecção entre comunicação e educação. Trabalhou em revistas e diferentes instituições do campo educacional. Integra o Comitê Editorial da Jeduca. Foi assessora de comunicação da LEQT de 03/2020 a 03/2022, onde desde 04/2022 atua como secretária executiva.Secretaria executiva
Elisângela Fernandes
[email protected] Jornalista e mestranda em Educação. Atua na intersecção entre comunicação e educação. Trabalhou em revistas e diferentes instituições do campo educacional. Integra o Comitê Editorial da Jeduca. Foi assessora de comunicação da LEQT de 03/2020 a 03/2022, onde desde 04/2022 atua como secretária executiva.Assessoria de comunicação
CLARISSA ROBERTA ALVES DOS SANTOS
[email protected] Atriz, arte-educadora, poeta e mediadora de leitura. Há sete anos atua na Companhia Teatral Artemanha. Integra a Rede Literasampa, compondo a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias). Atua na EMEF Desembargador Amorim Lima, desenvolvendo atividades relacionadas à promoção do livro e da leitura. Desde maio de 2021 é assistente de comunicação e mobilização da Rede LEQTAssessoria de comunicação
CLARISSA ROBERTA ALVES DOS SANTOS
[email protected] Atriz, arte-educadora, poeta e mediadora de leitura. Há sete anos atua na Companhia Teatral Artemanha. Integra a Rede Literasampa, compondo a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias). Atua na EMEF Desembargador Amorim Lima, desenvolvendo atividades relacionadas à promoção do livro e da leitura. Desde maio de 2021 é assistente de comunicação e mobilização da Rede LEQTGrupos de Trabalho
São agrupamentos fixos ou esporádicos e reúnem membros que se voluntariam para o trabalho conjunto em torno de ações ou temas específicos da Rede. Podem ser criados ou extintos a qualquer momento, a depender da necessidade indicada pela Coordenação, pelo Conselho Consultivo e/ou em Assembleia Geral.
Fortalecer os mecanismos de comunicação e articulação para garantir a visibilidade e a sustentabilidade da rede LEQT. Atuar na defesa do direito à leitura e à qualificação de políticas públicas de promoção da leitura.
Subsidiar a Rede com sistematização e produção de novos conhecimentos sobre sua própria estrutura e sobre o campo da leitura e da escrita. Teve origem no GT Indicadores, que em 2018 e 2019 acompanhou o desenvolvimento dos Indicadores LEQT de Avaliação de Projetos de Leitura.
Promover e intensificar o diálogo entre organizações e territórios que integram a Rede, visando potencializar as conexões entre as e incidir nas políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.
Fortalecer os mecanismos de comunicação e articulação para garantir a visibilidade e a sustentabilidade da rede LEQT. Atuar na defesa do direito à leitura e à qualificação de políticas públicas de promoção da leitura.
Subsidiar a Rede com sistematização e produção de novos conhecimentos sobre sua própria estrutura e sobre o campo da leitura e da escrita. Teve origem no GT Indicadores, que em 2018 e 2019 acompanhou o desenvolvimento dos Indicadores LEQT de Avaliação de Projetos de Leitura.
Promover e intensificar o diálogo entre organizações e territórios que integram a Rede, visando potencializar as conexões entre as e incidir nas políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.