Conselho e Governança

Conselho Consultivo

Seu papel é ampliar o debate e valorizar a pluralidade da LEQT. Trata-se de uma instância de apoio à Coordenação em consultas periódicas sobre questões estratégicas da Rede, na condução de ações específicas, como o trabalho de GTs (Grupos de Trabalho) e na indicação de temas e discussões para a Rede.

Ana Lima

Conhecimento Social

Carla Mauch

Mais Diferenças

Dolores Prades

Instituto Emília

Isabel Aparecida dos Santos Mayer

Litera Sampa

Izabel Costa Cermelli

FLIP - Associação Casa Azul

Maria Aparecida da Silva Lamas

Instituto Fernand Braudel

Pierre André Ruprecht

SP Leituras

Sueli Regina Marcondes Motta

SP Leitura

Fernanda Ribeiro

CENPEC

Zoara Failla

Instituto Pró-LIvro

Ana Cláudia Teixeira da Silva

Litera Sampa

Catalina Pagés

Instituto Fernand Braudel

Clarissa Roberta Alves dos Santos

Litera Sampa

Maria Alice Junqueira de Almeida

CENPEC

Maria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz

Instituto Pró-Livro

Wagner Santana

Mais Diferenças

Ana Lima

Conhecimento Social

Carla Mauch

Mais Diferenças

Dolores Prades

Instituto Emília

Isabel Aparecida dos Santos Mayer

Litera Sampa

Izabel Costa Cermelli

FLIP - Associação Casa Azul

Maria Aparecida da Silva Lamas

Instituto Fernand Braudel

Pierre André Ruprecht

SP Leituras

Sueli Regina Marcondes Motta

SP Leitura

Fernanda Ribeiro

CENPEC

Zoara Failla

Instituto Pró-LIvro

Ana Cláudia Teixeira da Silva

Litera Sampa

Catalina Pagés

Instituto Fernand Braudel

Clarissa Roberta Alves dos Santos

Litera Sampa

Maria Alice Junqueira de Almeida

CENPEC

Maria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz

Instituto Pró-Livro

Wagner Santana

Mais Diferenças

Coordenação

Tem como atribuição deliberar sobre decisões estratégicas e operacionais da Rede. É sua responsabilidade manter interlocução constante com a Secretaria Executiva, acompanhar o desenvolvimento do plano de ação anual, representar a LEQT ou indicar representantes em atividades ou instâncias para as quais é convidada, captar e gerir os recursos do fundo da Rede.

Patrícia Diaz

Diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC. Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na Faculdade de Educação da USP, graduou-se em pedagogia na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental. Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dianne Melo

Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP e especialista em Linguagem pela mesma instituição. Trabalhou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou na Escola Itaú Unibanco de Negócios. Há mais de 15 anos atua como formadora de professores do Sindicato dos Professores de São Paulo - Sinpro/SP.

Rafaela Dieab

Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras. Pós-graduada em "Literatura para crianças e jovens" pelo Instituto Vera Cruz, é formada em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado em Antropologia pela mesma instituição.

Ricardo Batista

Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar e mestrando em Sociologia pela USP, com experiência em gestão e planejamento de projetos, articulação de redes e de políticas sociais e financiamento público. É coordenador de Políticas Públicas no GIFE Grupo de Institutos Fundações e Empresas.

Coordenação

Tem como atribuição deliberar sobre decisões estratégicas e operacionais da Rede. É sua responsabilidade manter interlocução constante com a Secretaria Executiva, acompanhar o desenvolvimento do plano de ação anual, representar a LEQT ou indicar representantes em atividades ou instâncias para as quais é convidada, captar e gerir os recursos do fundo da Rede.

Patrícia Diaz

Diretora executiva da Comunidade Educativa CEDAC. Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares na Faculdade de Educação da USP, graduou-se em pedagogia na mesma instituição. Foi professora e coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental. Atuou na formação e na coordenação de diversos projetos, especialmente naqueles relacionados à formação de leitores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Dianne Melo

Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Graduada em Fonoaudiologia pela PUCSP e especialista em Linguagem pela mesma instituição. Trabalhou como professora e coordenadora pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atuou na Escola Itaú Unibanco de Negócios. Há mais de 15 anos atua como formadora de professores do Sindicato dos Professores de São Paulo - Sinpro/SP.

Rafaela Dieab

Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras. Pós-graduada em "Literatura para crianças e jovens" pelo Instituto Vera Cruz, é formada em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo) e possui mestrado em Antropologia pela mesma instituição.

Ricardo Batista

Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCar e mestrando em Sociologia pela USP, com experiência em gestão e planejamento de projetos, articulação de redes e de políticas sociais e financiamento público. É coordenador de Políticas Públicas no GIFE Grupo de Institutos Fundações e Empresas.

Secretaria executiva

Elisângela Fernandes

[email protected] Jornalista e mestranda em Educação. Atua na intersecção entre comunicação e educação. Trabalhou em revistas e diferentes instituições do campo educacional. Integra o Comitê Editorial da Jeduca. Foi assessora de comunicação da LEQT de 03/2020 a 03/2022, onde desde 04/2022 atua como secretária executiva.

Secretaria executiva

Elisângela Fernandes

[email protected] Jornalista e mestranda em Educação. Atua na intersecção entre comunicação e educação. Trabalhou em revistas e diferentes instituições do campo educacional. Integra o Comitê Editorial da Jeduca. Foi assessora de comunicação da LEQT de 03/2020 a 03/2022, onde desde 04/2022 atua como secretária executiva.

Assessoria de comunicação

CLARISSA ROBERTA ALVES DOS SANTOS

[email protected] Atriz, arte-educadora, poeta e mediadora de leitura. Há sete anos atua na Companhia Teatral Artemanha. Integra a Rede Literasampa, compondo a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias). Atua na EMEF Desembargador Amorim Lima, desenvolvendo atividades relacionadas à promoção do livro e da leitura. Desde maio de 2021 é assistente de comunicação e mobilização da Rede LEQT

Assessoria de comunicação

CLARISSA ROBERTA ALVES DOS SANTOS

[email protected] Atriz, arte-educadora, poeta e mediadora de leitura. Há sete anos atua na Companhia Teatral Artemanha. Integra a Rede Literasampa, compondo a RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias). Atua na EMEF Desembargador Amorim Lima, desenvolvendo atividades relacionadas à promoção do livro e da leitura. Desde maio de 2021 é assistente de comunicação e mobilização da Rede LEQT

Grupos de Trabalho

São agrupamentos fixos ou esporádicos e reúnem membros que se voluntariam para o trabalho conjunto em torno de ações ou temas específicos da Rede. Podem ser criados ou extintos a qualquer momento, a depender da necessidade indicada pela Coordenação, pelo Conselho Consultivo e/ou em Assembleia Geral.

Fortalecer os mecanismos de comunicação e articulação para garantir a visibilidade e a sustentabilidade da rede LEQT. Atuar na defesa do direito à leitura e à qualificação de políticas públicas de promoção da leitura.

Associação Vaga Lume: Lia Jamra.
Associação 451: Paulo Werneck.
Biblioteca Mario de Andrade: Paloma Altran.
Comunidade Educativa Cedac: Carolina Glycério e Sandra Medrano.
Cenpec: Fernanda Ribeiro.
Centhral do Brasil: Christine Fontelles.
Consultora: Elani Tabosa.
Febab: Adryana Ferrari.
Fundação SM: Kelli Machado e Mariana Vasconcelos.
Gife: Ricardo Batista.
Jornalista: Gustavo Paiva.
LiteraSampa: Ana Claudia Teixeira, Bel Santos e Clarissa Roberta.
Senac: Cris Camizão.
Sindicato de Jornalistas: Flavio Carrança.
SP Leituras: Pierre Ruprecht e Sueli Motta.
TV Globo: Carinna Pereira e Mariana Vasconcelos.

Subsidiar a Rede com sistematização e produção de novos conhecimentos sobre sua própria estrutura e sobre o campo da leitura e da escrita. Teve origem no GT Indicadores, que em 2018 e 2019 acompanhou o desenvolvimento dos Indicadores LEQT de Avaliação de Projetos de Leitura.

Associação Vaga Lume: Márcia Licá.
Ação Educativa: Roberto Catelli.
Biblioteca Mario de Andrade: Bruna Pimentel.
Comunidade Educativa Cedac: Fátima Fonseca e Patrícia Diaz.
Companhia das Letras: Rafaela Deiab.
Fundação Tide Setubal: Márcio Black.
Fundação Vale: Carla Vimercate.
Instituto Avisa Lá: Ana Claudia Carvalho, Cisele Ortiz e Silvia Carvalho.
Instituto Fernand Braudel: Cidinha Lamas.
Instituto Itaú Social: Steff Oliveira.
Instituto Pró-Livro: Luciana do Vale e Zoara Failla.
Rede Conhecimento Social: Ana Lucia Lima.
Rede Educare: Teresa Caravalho.
SP Leituras: Giovanna Sant’Anna.

Promover e intensificar o diálogo entre organizações e territórios que integram a Rede, visando potencializar as conexões entre as  e incidir nas políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Associação Quatro Cinco Um: Paulo Werneck.
Biblioteca Mario de Andrade: Monica Gomes.
Humaniti: Elaine Pinheiro.
Instituto Ecofuturo: Vanessa de Jesus Espindola.
Flip: Belita Cermelli.
Instituto Emília: Dolores Prades.
Instituto Fernand Braudel: Catalina Pagés.
Instituto Pró-Livro: Maria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz e Zoara Failla.
LiteraSampa: Bel Santos Mayer.
Fundação Itaú Social: Dianne Melo e Lucas Moreira Cruz.
Fundação Vale: Andreia Prestes.
FTD: Isabel Coelho.
JS Castilho: José Castilho.
SP Leituras: Cesar Frezzato.

Fortalecer os mecanismos de comunicação e articulação para garantir a visibilidade e a sustentabilidade da rede LEQT. Atuar na defesa do direito à leitura e à qualificação de políticas públicas de promoção da leitura.

Associação Vaga Lume: Lia Jamra.
Associação 451: Paulo Werneck.
Biblioteca Mario de Andrade: Paloma Altran.
Comunidade Educativa Cedac: Carolina Glycério e Sandra Medrano.
Cenpec: Fernanda Ribeiro.
Centhral do Brasil: Christine Fontelles.
Consultora: Elani Tabosa.
Febab: Adryana Ferrari.
Fundação SM: Kelli Machado e Mariana Vasconcelos.
Gife: Ricardo Batista.
Jornalista: Gustavo Paiva.
LiteraSampa: Ana Claudia Teixeira, Bel Santos e Clarissa Roberta.
Senac: Cris Camizão.
Sindicato de Jornalistas: Flavio Carrança.
SP Leituras: Pierre Ruprecht e Sueli Motta.
TV Globo: Carinna Pereira e Mariana Vasconcelos.

Subsidiar a Rede com sistematização e produção de novos conhecimentos sobre sua própria estrutura e sobre o campo da leitura e da escrita. Teve origem no GT Indicadores, que em 2018 e 2019 acompanhou o desenvolvimento dos Indicadores LEQT de Avaliação de Projetos de Leitura.

Associação Vaga Lume: Márcia Licá.
Ação Educativa: Roberto Catelli.
Biblioteca Mario de Andrade: Bruna Pimentel.
Comunidade Educativa Cedac: Fátima Fonseca e Patrícia Diaz.
Companhia das Letras: Rafaela Deiab.
Fundação Tide Setubal: Márcio Black.
Fundação Vale: Carla Vimercate.
Instituto Avisa Lá: Ana Claudia Carvalho, Cisele Ortiz e Silvia Carvalho.
Instituto Fernand Braudel: Cidinha Lamas.
Instituto Itaú Social: Steff Oliveira.
Instituto Pró-Livro: Luciana do Vale e Zoara Failla.
Rede Conhecimento Social: Ana Lucia Lima.
Rede Educare: Teresa Caravalho.
SP Leituras: Giovanna Sant’Anna.

Promover e intensificar o diálogo entre organizações e territórios que integram a Rede, visando potencializar as conexões entre as  e incidir nas políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Associação Quatro Cinco Um: Paulo Werneck.
Biblioteca Mario de Andrade: Monica Gomes.
Humaniti: Elaine Pinheiro.
Instituto Ecofuturo: Vanessa de Jesus Espindola.
Flip: Belita Cermelli.
Instituto Emília: Dolores Prades.
Instituto Fernand Braudel: Catalina Pagés.
Instituto Pró-Livro: Maria Lucia Kerr Cavalcante de Queiroz e Zoara Failla.
LiteraSampa: Bel Santos Mayer.
Fundação Itaú Social: Dianne Melo e Lucas Moreira Cruz.
Fundação Vale: Andreia Prestes.
FTD: Isabel Coelho.
JS Castilho: José Castilho.
SP Leituras: Cesar Frezzato.
Skip to content