Missão e Carta de Princípios

NOSSA MISSÃO

Cultura escrita como bem comum e direito

NOSSO COMPROMISSO

O desenvolvimento democrático da cultura escrita

NOSSA PROPOSIÇÃO

Ação conjunta por mais e melhor impacto

Com sede em São Paulo, como uma das redes temáticas do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a Rede LEQT reúne representantes de investidores e organizações sociais, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil, por meio de ações coordenadas e cooperativas entre poder público e sociedade civil, de modo a superar fragmentação e descontinuidade nas políticas e programas de promoção da leitura e a obter mais e melhor impacto.

LEQT aposta na cooperação entre o setor público e a sociedade civil e no uso de tecnologias de informação e comunicação para ampliar e diversifi­car o acesso a espaços, materiais e processos mediadores de leitura e escrita. Assim, vai atuar em conjunto com redes regionais ou nacionais já existentes e com experiências locais de leitura e escrita. Juntando recursos, metodologias e saberes, a Rede LEQT atua de forma cooperativa entre seus integrantes, desenvolvendo ações com o compromisso de contribuir para a universalização do direito à cultura escrita no Brasil.

Clique aqui e acesse a íntegra da Carta de Princípios da REDE LEQT, aprovada por seus integrantes em assembleia em 07 de fevereiro de 2017.

 

Rede LEQT – Breve histórico

 

 

  • Em 2014, durante o 8º Congresso Gife foi realizada a Sessão Aberta: Leitura, letramento e desenvolvimento humano, fruto da parceria entre o Instituto Ecofuturo, Instituto C&A, Instituto Paulo Montenegro e Editora FTD. O encontro teve como tema: Aspectos que devem ser levados em conta para promover leitura e escrita de qualidade para todos gerando maior eficácia possível na articulação entre terceiro setor privado e a gestão pública.

 

  • Em 2016, a LEQT contou com o apoio da consultoria H+K, que resultou nas seguintes deliberações:
  1. Produção de indicadores para políticas de formação de leitores (Desenvolver plataforma para apoiar políticas de formação de leitores) – coordenadores: Roberto Catelli;  Vice: Patricia Diaz (Cedac) / Ana Lima (Conhecimento Social)
  2. Fortalecer redes de bibliotecas (públicas, escolares, comunitárias) – coordenadores: Kelly Cardozo (CDI); Vice: Adriana Ferrari (Febab)/ Patrícia Lacerda (Instituto C&A)
  3. Implementar um programa piloto de promoção de leitura em um território (Desenvolvimento conjunto de um projeto territorial/Elaboração de modelos de bibliotecas escolares) – coordenadores: Chistine Fontelles; Vice: Izabel Toro (FTD)
  4. Formação de Empresários – Coordenadores: Beth Serra; Vice: Ana Paula (Fundação Dorina Nowill)

 

 

Veja também

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