Integrantes
A Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) reúne mais de 80 organizações que atuam no campo da promoção da leitura, da educação e da cultura. Conheça cada um dos integrantes logo abaixo.
A Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) reúne mais de 80 organizações que atuam no campo da promoção da leitura, da educação e da cultura. Conheça cada um dos integrantes logo abaixo.
A Associação Quatro Cinco Um foi criada em 2017 para difundir a cultura do livro, o pensamento crítico, a literatura e a língua portuguesa.
Para a Quatro Cinco Um, é no livro que acontece a leitura de qualidade. Por isso deve ser protegido e celebrado como objeto de cultura e não pode ser tratado como um produto qualquer. Divulgar o livro brasileiro e prestar serviço ao leitor de livros, especializado ou não, é o nosso foco.
Com sede em São Paulo e atuação nacional, seu principal projeto é a revista Quatro Cinco Um, que publica informações, notas, resenhas e outros textos sobre cerca de 150 lançamentos por mês, em mais de 20 áreas da produção editorial brasileira.
Seu modelo de jornalismo cultural comunitário e sem fins lucrativos se apoia também no mercado editorial, em doações privadas e em projetos especiais em torno do livro e da leitura, em parceria com instituições do Terceiro Setor.
Em 2018, recebeu o Prêmio IPL Retratos da Leitura na categoria Mídia. Está na LEQT desde 2020, atuando no GT de Comunicação e Advocacy. Tem, dentro da rede, parcerias com Itaú Social, RNBC, Companhia das Letras e Fundação Tide Setúbal.
Paulo Werneck Diretor Presidente [email protected] 11 93091-4740 São Paulo / SPA Associação Vaga Lume foi fundada em 2001 com o propósito de empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.
A partir do fortalecimento de bibliotecas comunitárias como espaço de socialização e engajamento comunitário e do incentivo ao intercâmbio cultural entre jovens do Sudeste e da Amazônia, buscamos formar crianças que defendam a floresta, entendam a importância de um futuro sustentável e que lutem pelos direitos humanos.
Com sede em São Paulo, mas atuação focada na Amazônia Legal, somos uma equipe de 20 colaboradores e 960 voluntários. Ao longo de 19 anos de atuação, formamos uma rede de 86 bibliotecas em comunidades rurais de 22 municípios dos 9 estados da Amazônia Legal, impactamos 13 mil crianças e adolescentes por ano, somando mais de 100 mil impactados desde 2001. Para o financiamento dos nossos projetos, contamos com o apoio de pessoas, empresas e instituições do terceiro setor que acreditam na nossa missão. Também desenvolvemos ao longo dos anos uma área de negócios sociais que assessora projetos de empresas e instituições sociais. Em 2016, entramos na rede LEQT e hoje atuamos no GT Comunicação e Advocacy. Dentro da rede, são nossos parceiros a Fundação Tide Setúbal, o Itaú Social e a Companhia das Letras.
Lia Jamra [email protected] (11) 3032-6032 São Paulo / SPA primeira biblioteca pública de São Paulo e a segunda maior do país em acervo, com um volume estimado em 3 milhões de itens, entre livros, jornais e revistas, mapas e documentos históricos, com raridades de todos os idiomas.
A Biblioteca Mário de Andrade não impressiona apenas pelo seu tamanho e números, mas também pelas memórias compartilhadas pelos seus cidadãos. Em seu belíssimo conjunto arquitetônico situado no centro antigo e, hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, gerações de estudantes e intelectuais se encontraram no decorrer do século 20 e continuam a se encontrar. Com uma visitação de 2.500 pessoas dos mais diferentes perfis por dia, na média anual, a Mário se mantém como um dos grandes símbolos culturais de São Paulo.
A sua área de programação cultural encontra-se renovada, e as de acervo, atendimento e planejamento desenham novos desafios até 2025, ano do centenário. Integra o GT Comunicação e Advocacy.
[email protected] São Paulo / SPO Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Fundado em 1987, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas.
Tem grande experiência na formação de educadores, gestores educacionais e escolares, além da realização de projetos, pesquisas e prêmio sobre alfabetização, letramento, língua portuguesa e literatura. Dentre os quais se destacam: Projeto Letra Viva – Alfabetiza, Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, Entre na Roda – Leitura na Escola e na Comunidade, Programa Correção de Fluxo Escolar, Programa Itaú Social-Unicef e Educação com Arte – Oficinas culturais.
Integra a LEQT desde 2012. Participa do Conselho Consultivo, como representante da sociedade civil organizada, e do GT Comunicação e Advocacy.
[email protected] (11) 2132-9000 / (11) 97204-6742 São Paulo / SP
A Centhral do Brasil é uma consultoria criada em 2015 por Christine Castilho Fontelles, co-idealizadora do Instituto Ecofuturo, onde concebeu e dirigiu o Programa Ler é Preciso, de abrangência nacional, somando 20 anos de experiência em articulação por política pública de leitura, escrita, literatura e biblioteca. Desenvolve projetos com foco em formação leitora: publicações, minicursos, palestras, seminários etc
Responsável pela ideia e articulação que resultou na promulgação da Lei 11.899/2009, que criou o Dia Nacional da Leitura em 12 de outubro, para chamar a atenção da sociedade sobre a importância em ler literatura para as crianças desde a primeira infância. Concebeu e coordena desde 2012 a Campanha Eu Quero Minha Biblioteca, pela universalização de bibliotecas nas escolas públicas do País, e o Leitores Sem Fronteiras, desde 2017, programa de formação de literatura à distância para jovens do ensino médio de escolas públicas, em parceria com o ICE Brasil.
Desde 2015 integra o conselho curador da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Liderou a criação da Rede LEQT em 2012, que a partir de 2015 integrou-se ao GIFE, atuando na coordenação até 2016. Integra o GT Comunicação e Advocacy.
Christine Fontelles Fundadora [email protected] São Paulo / SPGrupo Companhia das Letras – 34 anos de respeito à inteligência do leitor. Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz, surgiu com foco original em literatura e ciências humanas, sempre atenta à qualidade do texto, das traduções, do projeto gráfico e do acabamento em todas as etapas do processo de edição.
Hoje são 18 selos editoriais dedicados aos mais variados segmentos e leitores. O catálogo é composto por uma grande diversidade de gêneros literários, grandes autores e grandes obras da literatura brasileira e estrangeira, mas também por jovens talentosos escritores, o que forma uma gama de títulos que contempla seus mais variados públicos.
O Grupo Companhia das Letras valoriza a importância da diversidade e acredita no seu papel enquanto uma editora cada vez mais plural e inclusiva, o que contribui para a formação de leitores em todo o Brasil.
Rafaela Deiab Editora Executiva de Educação [email protected] São Paulo / SPA Comunidade Educativa CEDAC é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas. Nesses 23 anos de história, já atuou em 24 dos 27 Estados brasileiros.
A CE CEDAC atua em diferentes frentes para fortalecer a cultura profissional e o compromisso com a aprendizagem de crianças e jovens. Dentre essas frentes, destacamos: elaboração e implementação de projetos de formação de profissionais da educação (equipes das Secretarias de Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores); assessoria a gestores públicos; desenvolvimento de estratégias de mobilização social pela educação; e produção de conteúdos, publicações e tecnologias sociais para disseminar conhecimentos.
A formação de leitores é um valor estruturante e uma importante área de atuação da Comunidade Educativa CEDAC, o que pode ser observado nos diferentes projetos/ações desenvolvidos com esse foco ao longo da sua trajetória (Trilhas, Pequenos Leitores, Jovens Leitores, Myra – Juntos pela leitura, Itinerários Literários Virtuais, dentre outros).
Carolina Glycerio e Emily Stephano [email protected] 11 99711-4408 (celular da comunicação) São Paulo / SPCriada em 2016, por Ana Lúcia Lima, a Conhecimento Social – estratégia e gestão é uma consultoria especializada na produção de conhecimento no campo social, que propõe e implementa soluções diferenciadas e customizadas para demandas de diagnóstico, planejamento, monitoramento, avaliação e produção de conhecimento para investidores sociais, implementadores de programas e instâncias da gestão pública.
Unindo os quase 30 anos de experiência em pesquisa e comunicação aos 10 anos na gestão de uma organização do terceiro setor de sua fundadora, a Conhecimento Social utiliza metodologias próprias que priorizam a construção participativa de conhecimento e apostam na potência desse processo para orientar as tomadas de decisões pautadas no diálogo e na articulação para promover transformação.
Dentre suas realizações está a coordenação do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) e divulgação do seus resultados por meio de artigos analíticos, palestras e encontros de debate, bem como garantia de acesso de pesquisadores aos microdados da pesquisa.
Ana Lucia Lima sócia-fundadora [email protected] [email protected] São Paulo / SPA história da editora começou em 2014, quando Lizandra Magon de Almeida, jornalista com experiência no mercado editorial, decidiu ampliar sua empresa de prestação de serviços em comunicação, que existia já desde 2001, e publicou seus três primeiros livros.
Nada poderia ser mais simbólico do que esse primeiro combo de publicações. A Pólen Livros nasceu como a concretização de uma busca, uma forma de explorar novos horizontes, concretizar parcerias, colocar no mundo novas ideias, valorizar vozes deixadas de lado. Com foco na mulher, buscando contemplar a maior diversidade dos múltiplos universos femininos, a Pólen começou a tecer seu catálogo principal com obras escritas por e para mulheres, para contar a visão feminina das histórias, do mundo e da sociedade. E, quase como uma perspectiva de novo futuro, veio o catálogo infantil, com livros para plantar a semente de um tempo de mais equidade e justiça social nos pequenos leitores.
Foram seis anos tentando ter um volume considerável de representação em livrarias do país, numa transição entre a prestação de serviços e as publicações da Pólen. Até que em 2019 a almejada diversidade, cada vez mais presente nos livros, a fez ser reconhecida como uma editora que abraça causas!
E aí veio a pandemia de covid-19, quarentena, isolamento social, tudo fechado, e a intenção de reformular seus processos encontrou um momento ideal. Aí que nasce a Editora Jandaíra. Num processo de expansão potente em todas as frentes, decidiram que era hora de lançar nossa nova marca, com novas cores, nova loja online, novo site, espaço para criação e compartilhamento de conteúdos rápidos e gratuitos, e uma vontade enorme de alçar novos voos. Todas as novidades que apresentam para o mundo tiveram uma base muito firme em mudanças estruturais: realmente uma reinvenção.
A Jandaíra é membro da rede LEQT desde 2019. E está cada vez mais presente nas discussões e posicionamentos políticos e sociais nos campos da educação, cultura e diversidade.
Lizandra Magon de Almeida Diretora Editorial [email protected] Editora Jandaíra São Paulo / SPA Editora Moderna atua há mais de 50 anos com o compromisso de educar para um mundo em constante movimento, compreendendo cada ecossistema formativo para ajudar a construir projetos de vida alinhados às expectativas de cada indivíduo. Com uma equipe de autores e especialistas que conhecem as necessidades do brasileiro e das instituições de ensino públicas e privadas, a Moderna investe em pesquisas, inovações e novas metodologias para criar e elaborar conteúdos didáticos, literários e projetos educacionais efetivos.
Desde 2001, como parte da Santillana, grupo editorial e de educação presente em 22 países, a Moderna contribui com projetos sociais de fomento à educação e à cultura, em parceria com a Fundação Santillana e outras entidades do setor. Também apoia a formação de professores e gestores, com a realização de cursos, oficinas e seminários gratuitos e a disponibilização de obras de referência para fomentar reflexões e políticas públicas em prol da melhoria da qualidade do ensino.
Karyne Castro Gerente de Relações Institucionais [email protected] Editora Moderna São Paulo / SPCriada em 2011, a Pulo do Gato é uma editora fundamentada na promoção da leitura literária para crianças e jovens e na divulgação de obras sobre leitura, literatura e formação de leitores.
Para a instituição, essas duas frentes — leitores em formação e formadores de leitores —, são os dois lados da moeda na qual a leitura e a escrita se inscrevem como necessidades básicas de todo ser humano.
A Pulo do Gato considera cuidadosamente as características estéticas e literárias de cada livro, a diversidade de estilos de seus autores e ilustradores, a variedade de linguagens verbais e visuais, o tratamento e originalidade na abordagem dos temas; a qualidade artística dos projetos visuais, dos formatos. Orientando seu catálogo pela “escolha de textos vigorosos, abertos, desafiadores, que não caiam na sedução simplista e demagógica, que provoquem perguntas, silêncios, imagens, gestos, rejeições e atrações”, como escreve a especialista argentina em Literatura Infantil Cecilia Bajour.
Márcia Leite Sócia Diretora [email protected] Editora Pulo do Gato São Paulo / SPFernanda Cury
Ilan Brennan
Ilca Bandeira
Iracema Santos do Nascimento
Janine Durand
Liliane da Costa Reis
Marília Paiva
Nilma Lacerda
Nisia Werneck
Pamela Ribeiro
Patricia Monteiro Lacerda
Percival Leme Britto
Simone Monteiro de Araujo
Vera Schroeder
Fundada há quase 60, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições trabalha em duas ações principais: o advocacy por mais e melhores bibliotecas e no desenvolvimento dos profissionais que atuam nestes espaços. É uma associação civil de direito privado sem fins econômicos e sem vinculações políticas e religiosas, com sede à Rua Avanhandava 40, conjuntos 108/110 na cidade de São Paulo, SP.
Integra as 17 associações existentes nos Estados do país. Além das Associações filiadas conta com Comissões e Grupos de Trabalho sobre diversas temáticas. É o braço brasileiro da IFLA (Internation Federation of Library Association and Institution), principal órgão internacional que representa os interesses de bibliotecas e serviços de informação e seus usuários.
A FEBAB acredita que as bibliotecas são um direito de todos que vivem no país e são essenciais pois garantem o acesso gratuito à leitura, à informação, à cultura e ao conhecimento. Suas ações são direcionadas prioritariamente aos bibliotecários e profissionais trabalham em bibliotecas, centros de documentação, centros de pesquisa e memória, e em programas e projetos. Seu trabalho é alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e visam contribuir para uma sociedade mais justa, humana e igualitária, onde ninguém fique para trás.
Está na LEQT desde 2016 e particip dos GTs Comunicação e Advocacy e Territórios, já realizou ações em parceria com a SP Leituras, Centhral do Brasil, Revista Emília e JC Consultoria.
Jorge do Prado Presidente [email protected] São Paulo / SPHá 52 anos a missão da FNLIJ tem sido promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, defendendo o direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. Uma missão realizada em âmbito nacional e internacional como seção brasileira do IBBY – International Board on Books for Young People.
Desde 1975 realiza anualmente o Prêmio FNLIJ, selecionando e premiando livros de literatura infantil e juvenil publicados no Brasil; indica autoras(es) brasileiras(os) para o Prêmio Hans Christian Andersen; apresenta seleção de ilustradoras(es) brasileiras(os) para a exposição internacional na Feira de Ilustração de Bratslava (República Eslováquia); participa e divulga a produção de LIJ brasileira na Feira do Livro para Criança de Bolonha (Itália); desde 1994 realiza o Concurso FNLIJ Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil; há 22 anos realiza o Salão FNLIJ para Crianças e Jovens; há 17 anos realiza o Encontro com Escritores Indígenas em parceria com o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual; desde 2006 realiza formação de professores da rede municipal de educação do RJ.
Integra a Rede LEQT desde sua criação, em 2012.
Elizabeth D`Angelo Serra Secretária Geral [email protected] Rio de Janeiro / RJA Fundação Educar DPaschoal foi criada em 1989 e é o investimento social privado da Cia DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação social.
Para que a cidadania plena seja exercida é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, que desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para um futuro melhor. Os projetos se dividem nos eixos de atuação: Educar Para o Protagonismo, Educar Para Ler, Cooperar Com o Social e SER Educar.
No eixo Educar Para Ler, o Leia Comigo! é um projeto de incentivo à leitura que desde 1999 atua com edição, publicação e distribuição gratuita de livros infantojuvenis para instituições sem fins lucrativos em todo o Brasil. Os livros trazem conteúdos que promovem valores, diversidade e cidadania.
Já o Além do Encantamento desde 2005 promove a contação de histórias como ferramenta de transmissão de conhecimentos e valores. O projeto realiza oficinas de capacitação para educadores e mediadores de leitura e disponibiliza gratuitamente tutoriais e materiais para fortalecer a interação entre livro-leitor.
Simone Santos Coordenadora de projetos [email protected] [email protected] São Paulo / SPEm 1918, um grupo de religiosos ligados à ordem Marianista, na Espanha, iniciou um trabalho na área da Educação, voltado a crianças e jovens que deu origem à Edições SM, hoje SM Educação. Em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela Edições SM, foi criada a Fundação SM com a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Desde então, todo o lucro da Edições SM é convertido em projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela Fundação SM nos 10 países onde atua.
Em 2004, o Grupo SM chega ao Brasil e, em 2009, a Fundação SM passa a ter diretoria própria no país. Atualmente, a Fundação SM possui uma equipe formada por cinco pessoas. A Fundação trabalha para fortalecer a educação pública de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional.
A Fundação SM faz parte da Rede LEQT desde o seu início.
Mariana Franco Gerente [email protected] [email protected] São Paulo / SPA Fundação Vale tem no desenvolvimento social seu maior propósito. De forma colaborativa, identificamos necessidades e potencializamos oportunidades para fortalecer políticas públicas e contribuir para a promoção de transformações sociais estruturantes nos territórios em que a Vale está presente.
Há mais de 50 anos desenvolvemos e apoiamos iniciativas que buscam melhorar o acesso da população aos seus direitos essenciais. Buscamos contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável por meio de projetos no campo da educação, saúde, inclusão produtiva e garantia de direitos.
Sabemos que para ampliar alcance e resultados, é preciso fazer junto. Por isso, nossa atuação se dá sempre de forma colaborativa com governos, empresas e sociedade civil, que constituem uma rede capaz de materializar objetivos e propósitos comuns em cada território.
Esta trajetória é evidenciada também por mais de 70 prêmios conquistados, e principalmente nas muitas histórias de transformação na vida das pessoas que são parte deste percurso.
Pâmella De Cnop Gerente da Fundação Vale [email protected]O Gife é uma plataforma para o fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. Sua atuação se dá por meio da articulação de um ecossistema com representantes de diferentes setores, promovendo colaboração entre as organizações, produzindo conhecimento a partir de pesquisas, análises, e debates, e buscando referências inovadoras para o constante aprimoramento e fortalecimento do setor.
Atualmente, conta com uma rede de mais de 160 associados que, somados, aportaram R$ 3,2 bilhões em investimento social no ano de 2018, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros. Ao longo de seus 25 anos de atuação, tem aprofundado sua vocação de catalisador dessa rede ampla, garantindo que esforços conjuntos não apenas contribuam para a diversificação e expansão do campo, como também colaborem para o aprofundamento da cidadania e para a promoção do desenvolvimento social no país.
O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha e promove o conhecimento da língua alemã no exterior e fomenta a cooperação cultural internacional.
No Brasil, o Goethe-Institut está presente em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.
Há muitos anos o Instituto tem uma parceria duradoura com atores da sociedade civil brasileira no desenvolvimento de projetos de intercâmbio cultural que abordam temas e perspectivas relevantes ao contexto nacional.
Integra a LEQT desde 2019. Participa do Conselho Consultivo, como representante da sociedade civil organizada, e dos GTs Território e Comunicação e Advocacy.
Bethe Ferreira Bibliotecária [email protected] São Paulo / SPO IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.
Com mais de 20 anos de atuação em escolas das cinco regiões do Brasil, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Seu Programa de Desenvolvimento Educacional transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornar as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento.
O instituto aposta no incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.
Em 2020, o IBS lançou as Formações no modelo (EaD) com conteúdos exclusivos, aulas interativas com especialistas de cada área temática, além de materiais em fácil acesso com um passo a passo das atividades já promovidas dentro de sala de aula.
Sua metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase 2 mil escolas, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil.
O trabalho do IBS tem colaborado com políticas públicas, o que se reflete nos resultados de avaliações e indicadores educacionais, como crescimento do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação), e consequente alcance e superação das metas nas escolas beneficiárias.
São mais de 180 municípios impactados com ações do Instituto, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação.
[email protected] (11) 9 9104-9063 São Paulo / SPO ILQ (Instituto de Leitura Quindim) nasceu do desejo de seus idealizadores, Volnei Canônica (ex-Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura e especialista em Literatura Infantil e Juvenil) e Roger Mello (escritor e ilustrador, ganhador do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da Literatura Infantil) de criarem um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo.
Atuando desde 2014 enquanto Centro de Leitura, o Instituto inaugurou sua biblioteca no final de 2018. Trata-se de um espaço conceitual pensado, desde sua arquitetura, para propiciar a liberdade e a interação entre literatura, livro e leitor. São realizados empréstimos do acervo que possui mais de seis mil títulos, incluindo desde livros sem palavras, literatura infantil, juvenil, indígena, afro-brasileira, clássicos e teóricos sobre infância, literatura e áreas afins.
O ILQ, por meio do seu Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), realiza formação e capacitação de profissionais envolvidos com a literatura, a educação e a infância. No Quindim, acontecem oficinas e cursos para professores, pais, mediadores de leitura, bibliotecários e público em geral, além de atividades lúdicas e formativas para crianças e jovens.
O Instituto conta também com a Loja Quindim que comercializa livros infantis e juvenis de qualidade, além de gravuras, camisetas e outros objetos ligados a temática literária com intuito de incentivar o gosto estético e da leitura.
Volnei Canônica [email protected] Instituto de Leitura Quindim Caxias do Sul / RSO Instituto é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, que contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando pessoas, livros e natureza.
Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País – por meio de articulação entre sociedade civil, poder público e setor privado –, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de conservação e educação ambiental, pesquisa, ecoturismo, e envolvimento comunitário.
O Ecofuturo coordenou a articulação para a oficialização do Dia Nacional da Leitura, e idealizou a campanha Eu Quero Minha Biblioteca, e a Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, lançadas em 2012. Em 2018, foi reconhecido com o título Amigo do Livro, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e recebeu, junto com a Suzano, o Prêmio José Olympio, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), por ações de incentivo à leitura. Em 2016, o Instituto recebeu o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, pelo desenvolvimento do Projeto Biblioteca Comunitária.
Vanessa de Jesus Espindola Analista de Sustentabilidade [email protected] São Paulo / SPÉ uma Organização da Sociedade Civil que atua na área de produção e difusão de conteúdos, formação de leitores e promoção do livro e da leitura. Entre seus principais propósitos está o de formar leitores conscientes de seu papel como agentes de intervenção e transformação social para construir um mundo mais igualitário, plural e justo.
É responsável pela Revista Emília, publicação digital independente e gratuita, criada em 2011, pelos Cadernos Emília pelas publicações do Selo Emília e pelos Destaques Emilia.
O Instituto também atua na curadoria e coordenação de seminários e cursos e presta consultoria nas áreas de formação de mediadores e de seleção de acervos. É parceiro do Laboratório Emília de Formação, e do seminário internacional Leer Iberoamerica Lee, que integra o calendário oficial da Feira do Livro de Madri, desde 2019.
Dolores Prades Diretora [email protected] São Paulo / SPO Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial é um think tank fundado em 1987 com a missão de buscar formas de superar os problemas institucionais que inibem o desenvolvimento no Brasil. Sua atuação se dá por meio de pesquisas, seminários e ações sociais. Seu nome é uma homenagem a Fernand Braudel (1902-1985), grande historiador francês e um dos fundadores da Universidade de São Paulo. Seu trabalho celebra o poder do mercado como força no desenvolvimento humano.
Desde 2000, o instituto desenvove o Programa Círculos de Leitura em parceria com escolas públicas, promovendo leitura, reflexão e diálogo de obras clássicas da literatura mundial.
Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio recebem formação de leitura para serem multiplicadores. Semanalmente eles conduzem os Círculos de Leitura em suas escolas. Além de habilidades cognitivas de leitura e escrita, o programa possibilita o desenvolvimento de atividades socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe.
Em 2019, foram beneficiados mais de 300 mil alunos de 173 instituições de ensino das redes estaduais do Ceará e de São Paulo. Mais de 20 mil livros foram distribuidos às escolas parceiras. Em 2017, o programa foi agraciado com o Prêmio Retratos da Leitura na categoria ONGs, promovido pelo Instituto Pró-Livro. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Educar para Transformar do Instituto MRV.
O Instituto Fernand Braudel integra a Rede LEQT desde 2017 e participa do Grupo de Trabalho Comunicação e Advocacy.
Catalina Pagés Fundadora e Coordenadora Geral do Programa [email protected] 11 98267-1758 São Paulo / SPO IPL é uma OSCIP, sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura.
Realiza desde 2007 a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar e orientar ações e políticas públicas do livro e da leitura. A 5ª edição da Retratos, lançada em 2020, foi realizada em parceria com o Itaú Cultural. Lançou em 2019, a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos.
Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que promovem leitura com o objetivo de valorizar e difundir essas ações; mantém a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa de mapeamento projetos de leitura com o objetivo de promover conexão entre essas experiências e divulgar os projetos premiados.
Integra a Rede LEQT desde 2012 e participa dos GTs Conhecimento e Territórios.
Zoara Failla Gerente Executiva de Projetos [email protected] São Paulo / SP“O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações.
A organização entende o tema da leitura a partir dos diferentes tipos de letramento que o ser humano tem direito de acessar. Neste sentido, atua em diferentes frentes para apoiar gestores públicos, escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias a garantir o acesso a esse direito básico à população. Em sua atuação, considera o enfrentamento das desigualdades sociais como ponto focal para oportunizar o alcance aos diversos formatos literários.
Por meio do programa Letras e Números busca promover e/ou apoiar ações que enxerguem a leitura, a escrita e a matemática como instrumentos de cidadania, deslocando a visão consagrada de que são “meras competências escolares” para o entendimento de que são elementos constitutivos da vida plena na sociedade.”
Dianne Cristine Rodrigues de Melo Coordenadora de Engajamento Social e Leitura São Paulo / SPFundado em 2012 pelas educadoras Beatriz Cardoso e Andrea Guida Bisognin, o Laboratório de Educação é uma organização não governamental que busca sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola: traduzimos, integramos e materializamos o conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas.
As crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar, portanto defendemos a causa: Toda Criança Pode Aprender. Por isso, nós acreditamos que todo adulto tem a responsabilidade de educar! A aprendizagem é um processo contínuo que permeia todos os momentos da vida das crianças. As soluções que propomos abrangem diferentes estágios do desenvolvimento infantil e se destacam no cenário educacional brasileiro, pois contribuem para que os adultos mediem de forma produtiva as interações das crianças com o mundo, de forma a ampliar seu universo cognitivo e intelectual. Dessa forma, nosso trabalho tem por objetivo colaborar com a criação de contextos que ofereçam às crianças possibilidades para se desenvolverem com base em aprendizagens significativas.
Erik Takara Coordenador de comunicação do Laboratório de Educação [email protected] [email protected] São Paulo / SPA Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) é uma rede de editoras independentes, que trabalham cooperativamente, pelo fortalecimento de seus negócios, do mercado editorial e da bibliodiversidade. É uma associação de interesse público, sem fins lucrativos, filiação político-partidária, livre e independente de órgãos públicos e governamentais, constituída em 01 de agosto de 2002, de duração indeterminada, entidade máxima de representação das editoras independentes de todo o Brasil.
A LIBRE tem por missão preservar a bibliodiversidade no mercado editorial brasileiro por meio do fortalecimento do negócio da edição independente e constitui-se como uma rede de editores colaborativos em busca de reflexão e ação para a ampliação do público leitor, do fortalecimento das empresas editoriais independentes, e da criação de políticas públicas em favor do livro e da leitura.
Comunicação [email protected] Rio de Janeiro / RJA Mais Diferenças (MD) nasceu em 2005 para construir, articular e implementar práticas e políticas inclusivas em educação e cultura, em prol da garantia dos direitos das pessoas com deficiência. No âmbito do fomento à leitura, a MD busca contribuir para a democratização do acesso ao livro, à leitura, à informação, à educação, à cultura e às bibliotecas, com foco na acessibilidade e na inclusão.
Para tanto, desenvolve diversas ações: produção de livros em múltiplos formatos acessíveis (com narração, legenda, descrição das imagens, Libras e Leitura Fácil); incidência e inserção da pauta da acessibilidade e inclusão no debate público sobre livro, leitura, literatura e bibliotecas; mediações de leitura, assessoria e formações.
Ao longo dessa trajetória, produziu mais de 60 livros de literatura em múltiplos formatos acessíveis, 3 publicações relacionadas à acessibilidade cultural; mais de 100 bibliotecas e 2.800 profissionais participaram de ações de formação; e mais de 100 ações de mediação de leitura acessíveis e inclusivas foram realizadas.
A MD recebeu Menção Honrosa no Prêmio IPL 2018 e no Prêmio Visionários JK 2020, do BID, por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, da inclusão e da acessibilidade.
Carla Mauch Coordenadora geral [email protected] São Paulo / SPPiracaia na Leitura é um projeto de democratização do direito ao livro e à leitura na cidade de Piracaia – SP. São 12 minibibliotecas livres em pontos de ônibus da zona rural e urbana, saraus mensais “Manhãs de Histórias com Piquenique Comunitário” no parque e praças e Festivais Literários Anuais.
Realiza também a formação de adolescentes e jovens como mediadores de leitura. Pela qualidade de suas ações, o Projeto Piracaia na Leitura já recebeu importantes prêmios nacionais e internacionais. Tem apoio do Instituto Cultura Etc. e da Associação Piracaia Orgânica.
Amanda Leal de Oliveira Coordenadora [email protected] Piracaia / SPIdealizada em 2008, a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul tem o intuito de aproximar causas e projetos que atuem em prol da democratização e descentralização do acesso ao livro, à cultura e à educação. Seguindo os pensamentos de Antônio Cândido, acredita na leitura como direito humano e o acesso ao livro como garantidor da busca por outros direitos fundamentais para a sociedade.
Com a atuação focada nas periferias dos territórios, visa a transformação social a favor da cidadania através do entrelaçamento entre Educação, como apoio à rede pública de ensino e Cultura, com mediação de leitura, empréstimo de livros, ações literárias e culturais, além de oficinas e formações.
Atualmente, reúne 16 espaços localizados em 7 cidades do Estado, sendo elas: Cachoeirinha, Canela, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Esteio e Porto Alegre.
[email protected] Rede Beabah Porto Alegre / RSA Rede LiteraSampa surgiu em 2010 por meio da articulação entre bibliotecas comunitárias dos municípios de São Paulo, Mauá e Guarulhos, que se juntaram com o objetivo de promover a leitura literária.
Inicialmente atuando como polo, e posteriormente como rede, a LiteraSampa cresceu agregando bibliotecas comunitárias, públicas e escolares, tecendo uma Rede de leitura e levando seus fios para outros pontos desta grande cidade que é São Paulo.
Atualmente as bibliotecas que compõem a rede estão situadas nos municípios de São Paulo, Santo André, Mauá e Guarulhos, sendo 17 bibliotecas comunitárias e 01 biblioteca escolar.
A LiteraSampa atende diversos públicos nas comunidades onde estão inseridas as bibliotecas da Rede: crianças, jovens, adultos, idosos, sem distinção de idade, com a convicção de que a leitura literária é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criticidade e do prazer pela leitura.
As organizações da rede desenvolvem atividades socioeducativas e culturais, incluindo em seu planejamento político-pedagógico as ações de incentivo à leitura literária.
A LiteraSampa atua ainda na formação dos mediadores de leitura, sendo eles jovens e adultos, que podem desempenhar também o papel de gestores das bibliotecas.
GT de Integração [email protected] São Paulo / SPA RNBC (Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias) é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas sob a perspectiva da leitura como direito humano, com atuação em diversas cidades brasileiras, que surgiu, em março de 2015, para dar amplitude nacional à organização das bibliotecas comunitárias em redes locais.
Teve origem na articulação das redes de Bibliotecas Comunitárias incentivadas pelo Programa Prazer em Ler, ação de apoio e incentivo à leitura desenvolvida pelo Instituto C&A entre 2006 e 2016, que mobilizou espaços de leitura mantidos por organizações sociais e culturais da sociedade civil, em comunidades com vulnerabilidade social, atuando na garantia de direitos básicos.
As bibliotecas comunitárias integrantes da RNBC compartilham o desejo de transformar o Brasil em um país de leitores, garantindo o direito humano à leitura através de políticas públicas para a biblioteca, o livro, a leitura e a literatura.
Redes Integrantes
A RNBC é composta por 129 bibliotecas comunitárias articuladas em rede, presente em 26 cidades nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Redes Locais: Amazônia Literária(PA), Ilha Literária(MA), Jangada Literária (CE), Releitura (PE), RBCS (BA), Sou de Minas, Uai (MG), Baixada Literária (RJ), Mar de Leitores (RJ), Tecendo Uma Rede de Leitura (RJ), LiteraSampa (SP) e Beabah (RS).
Comunicação RNBC [email protected] [email protected]Sua missão é defender e representar legalmente os jornalistas profissionais com exercício habitual e remunerado nas atividades especificadas na legislação que regulamenta o exercício profissional, na base territorial do Estado de São Paulo.
O sindicato entende que o amplo acesso à leitura e à escrita com qualidade constitui requisito básico para a existência e a disseminação do jornalismo, instrumento indispensável tanto para a preservação e o aprimoramento da democracia quanto para o acesso à cidadania. Foi com base nesses princípios que o SJSP participou do Grupo de Trabalho que construiu o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Município de São Paulo e é também com base neles que integra a Rede LEQT.
Coerente ainda com essa visão, o SJSP constrói atualmente em sua sede uma biblioteca especializada em jornalismo, direitos humanos e livros escritos por jornalistas, que será a porta de entrada para um Centro de Memória, também em construção, que tornará possível o acesso a todos os periódicos e documentos acumulados ao longo das mais oito décadas de existência da entidade.
[email protected] (11) 3217-6299 São Paulo / SPA Solisluna Design Editora realiza projetos e ações que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos de ver esse mesmo mundo. É comprometida com o coletivo e com as questões importantes da sociedade: cultura, inteligência e sensibilidades.
Localizada no estado da Bahia, a Solisluna iniciou suas atividades em 1993, e desde sua criação tem se dedicado à edição de livros sobre expressões artísticas, culturais e históricas; que tratam do patrimônio imaterial, arquitetônico e religioso, do meio ambiente, da pluralidade racial, das diferenças, de questões relacionadas às mudanças sociais e do fazer cotidiano de uma gente singular. Muitas das publicações de seu catálogo já receberam os principais prêmios do livro como Jabuti, Cátedra de Leitura e FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e também importantes prêmios internacionais.
Com especial atenção dedicada ao design, nestes anos de atividade a Solisluna tem se caracterizado por difundir literatura de qualidade: prosa e poesia, romances, ensaios e estudos afro-brasileiros, livros de arte e infanto-juvenis.
Em 2017 a Solisluna recebeu o Prêmio IPL – Retratos da Leitura na Categoria Cadeia Produtiva, com o Projeto Carrinho de Livros. Uma pequena livraria lúdica e atrativa, ambulante, inspirada nos carrinhos de pipoca e picolé, com o objetivo de levar livros até as pessoas, nas ruas, praças, em espaços públicos e privados, centrais e periféricos.
Em 2021, realizou em parceria com o Instituto Emília a Festa Literária Internacional VivaLivro – Literatura como acolhimento, evento online e gratuito. Integra a LEQT desde o primeiro semestre de 2021.
Valéria Pergentino Diretora Editora [email protected] Solisluna Design Editora Salvador / BahiaCriada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Tanto a BSP quanto a BVL foram finalistas de prêmios internacionais de excelência no segmento.
A instituição foi eleita, em 2021 pelo Instituto Doar, a melhor ONG do Brasil na categoria de Cultura e, pelo quarto ano consecutivo, uma das 100 Melhores ONGs do Brasil. A revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob a responsabilidade da SP Leituras.
Pierre André Ruprecht Diretor executivo [email protected] São Paulo / SP