Rede LiteraSampa
A Rede LiteraSampa surgiu em 2010 por meio da articulação entre bibliotecas comunitárias dos municípios de São Paulo, Mauá e Guarulhos, que se juntaram com o objetivo de promover a leitura literária.
Inicialmente atuando como polo, e posteriormente como rede, a LiteraSampa cresceu agregando bibliotecas comunitárias, públicas e escolares, tecendo uma Rede de leitura e levando seus fios para outros pontos desta grande cidade que é São Paulo.
Atualmente as bibliotecas que compõem a rede estão situadas nos municípios de São Paulo, Santo André, Mauá e Guarulhos, sendo 17 bibliotecas comunitárias e 01 biblioteca escolar.
A LiteraSampa atende diversos públicos nas comunidades onde estão inseridas as bibliotecas da Rede: crianças, jovens, adultos, idosos, sem distinção de idade, com a convicção de que a leitura literária é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criticidade e do prazer pela leitura.
As organizações da rede desenvolvem atividades socioeducativas e culturais, incluindo em seu planejamento político-pedagógico as ações de incentivo à leitura literária.
A LiteraSampa atua ainda na formação dos mediadores de leitura, sendo eles jovens e adultos, que podem desempenhar também o papel de gestores das bibliotecas.
GT de Integração [email protected] São Paulo / SP