Passaporte Literatura convida Marcus Vinicius Mazzari
*Com informações do Goethe-Institut
O Goethe-Institut realiza em 25 de agosto, às 19h, mais uma edição do Passaporte: Literatura em casa, em formato on-line, com o professor Marcus Vinicius Mazzari.
Quem gosta de literatura alemã certamente tem muito a agradecer pela trajetória brilhante do professor Marcus Vinicius Mazzari. Desde os anos 1990, além de seu trabalho como docente e pesquisador em universidades do Brasil e da Alemanha, ocupou-se da tradução e da divulgação de grandes clássicos entre nós, uma atividade intensa que envolve, por exemplo, a fundação da Associação Goethe do Brasil e a coordenação da Coleção Thomas Mann, pela Companhia das Letras, além da aproximação, em estudos comparativos, entre obras de Guimarães Rosa e Thomas Mann, Raul Pompéia e Robert Musil, Manuel Bandeira e Bertolt Brecht.
Sobre o convidado:
Marcus Vinicius Mazzari nasceu em São Carlos/SP em 1958. Cursou Letras na Universidade de São Paulo e concluiu o mestrado em literatura alemã em 1989, na mesma instituição, com uma dissertação sobre Günter Grass. Entre 1989 e 1994 fez o doutorado na Universidade Livre de Berlim e desde 1996 é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP. Traduziu, entre outros, Brecht, Heine, Goethe, Marx e Benjamin, e é autor de “Romance de formação em perspectiva histórica” (Ateliê, 1999), “Labirintos da aprendizagem: pacto fáustico, romance de formação e outros temas de literatura comparada” (Editora 34, 2010; 2ª ed., 2022) e “A dupla noite das tílias: história e natureza no ‘Fausto’ de Goethe” (Editora 34, 2019).
Sobre o projeto:
PASSAPORTE: LITERATURA é uma série de encontros mensais com escritores, críticos e tradutores para conversar sobre sua relação com a obra de autores de língua alemã, entre outras pontes culturais entre Alemanha e Brasil. Os encontros irão acontecer entre março e outubro sempre na terceira quinta-feira do mês. O projeto foi idealizado por Bethe Ferreira e tem curadoria Marcelo Lotufo e Tarso de Melo.
Transmissão ao vivo| via Youtube e Facebook do Goethe-Institut São Paulo.