13ª Viagem Literária acontece de 1º a 19 de março
O segundo módulo “Contação de Histórias: Contos Populares” terá a participação de 15 artistas e grupos de contadores de histórias, que passarão por 61 bibliotecas de 60 cidades paulistas
*Com informações do SisEB
O segundo módulo da 13ª edição do Viagem Literária “Contação de Histórias: Contos Populares” acontece de 1º a 19 de março de 2021, com a participação de 15 artistas e grupos de contadores de histórias. Esta etapa prevê a passagem por 61 bibliotecas de 60 cidades de São Paulo, incluindo a capital do Estado. A programação desta edição foi dividida em duas etapas, a primeira aconteceu em novembro do ano passado.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o Viagem Literária é realizado pela Organização Social SP Leituras. O programa, que tem como proposta estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local, foi finalista do 62º Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.
Realizado entre 9 e 27 de novembro, o primeiro módulo do 13º Viagem Literária, “Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores”, promoveu encontros com poetas em 58 bibliotecas de 57 cidades de São Paulo, incluindo a capital do Estado. Participaram desta etapa 15 autores: Allan da Rosa, Bruna Beber, Chacal, Daniel Minchoni, Dinha, Eliane Marques, Jonas Samaúma, Lubi Prates, Patrícia Meira, Pedro Marques, Renato Negrão, Rodrigo Ciríaco, Ronald Augusto, Ryane Leão e Wilberth Salgueiro.
Entre oficinas e bate papos, foram realizadas no módulo de poesia 121 ações, sendo uma atividade inicial, 104 presenciais e 16 virtuais. O público total dos eventos foi de 1.922 pessoas, sendo que 97 no módulo inicial, 1.010 nas oficinas e 815 nas conversas com os autores.
Desde que o Viagem Literária começou, em 2008, foram percorridos até o momento 227 municípios paulistas, com 220 convidados, atingindo um total de mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de contação de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento circular no Estado de São Paulo.