Congresso do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas: Diálogos bibliotecários para criar futuros
*Com informações de IBERBIBLIOTECAS e SEGIB

O ano 2021 é o Ano Ibero-Americano das Bibliotecas. Para promover reflexões e um debate regional em torno dos desafios, tendências, possibilidades e o papel cada vez mais ativo das bibliotecas na transformação do mundo, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro, de forma virtual, o Congresso do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas “Diálogos Bibliotecários para criar futuros”,
Os objetivos principais da iniciativa são: gerar conversas para descobrir e identificar diferentes propostas sobre o papel e os desafios enfrentados pelas bibliotecas em nível global; promover a troca de experiências sobre as contribuições de todos os tipos de bibliotecas para a solução de problemas sociais, educacionais e ambientais, entre muitos outros, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Além disso, o evento pretende enfatizar ações urgentes que as bibliotecas precisam implementar para enfrentar os desafios do mundo de hoje com uma perspectiva local e multidimensional.
O congresso será dividido em eixos temáticos. E cada dia contará com uma conferência central, um painel de discussão e uma mesa de experiências. Alem disso, entre os convidados estarão mais de 25 pessoas de 16 países.
O desenho das ações esteve a cargo de um comitê organizador, liderado pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (IBERBIBLIOTECAS).
Os eventos serão transmitidos ao vivo no Facebook e YouTube do IBERBIBLIOTECAS.