Curso: A escrita da oralidade na literatura indígena. De 16/03 a 6/04!
*Com informações da Escrevedeira

A Escrevedeira abriu as inscrições para o curso on-line A escrita da oralidade na literatura indígena, ministrado por Ailton Krenak e Aparecida Villaça. Os encontros acontecem nos dias 16, 23, 30 de março e 6 de abril, das 18 às 20h.
Entre os povos indígenas, a comunicação é essencialmente oral, tanto nos contextos mais formais de transmissão da tradição quanto na partilha cotidiana de informações. O que hoje chamamos de literatura indígena é tributária de longevas relações com não indígenas que, dentre muitas outras coisas, envolveram a introdução da escrita, possibilitando assim a inscrição dessas narrativas em papel.
O curso examina textos escolhidos de autoria indígena – como A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert; Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara; Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, entre outros – focalizando, não somente o seu conteúdo, mas também as condições de sua produção que, por vezes, contam com a mediação de ‘escribas’ não indígenas. Além de outras considerações sobre esses textos, o curso discute com os participantes questões como: O que acontece nesse processo de passagem da oralidade à forma escrita? O que se perde e o que se ganha?