Curso: Avaliação diagnóstica em leitura e escrita em tempos de ensino remoto ou híbrido

Instituto Avisa Lá disponibiliza 3 mini trilhas formativas para apoiar profissionais das redes públicas de ensino na avaliação diagnóstica em leitura e escrita. Inscrições até 1º de março

Via Instituto Avisa Lá

Para atender em 2021 a excepcionalidade e necessidades das redes devido à pandemia e fechamento das escolas durante grande parte de 2020, a equipe do Instituto Avisa Lá, elaborou 3 mini trilhas formativas com foco na avaliação diagnóstica em leitura e escrita. No retorno às aulas (virtual ou presencialmente) é consenso a necessidade e importância de se levantar o conhecimento dos alunos como ponto de partida para elaboração e desenvolvimento de um projeto educativo, que dialogue com as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Inscrições e detalhes sobre o curso na página do Instituto.

Visando contribuir com o trabalho desenvolvido pelos professores foram desenvolvidos 3 cursos para profissionais das redes públicas responsáveis por capitanear avaliações diagnósticas sobre as aprendizagens de leitura e escrita nos anos iniciais ocorridas em 2020. Os conteúdos dos cursos compreendem um repertório de experiências avaliativas significativas como também oferecerá  projetos e ou sequências didáticas que mais se ajustem às demandas identificadas na rede por meio de fóruns virtuais, mediado pelas consultoras da equipe do Instituto Avisa Lá.

OBJETIVOS

1.Qualificar processo de avaliação diagnóstica em sistema de escrita, leitura (fluência leitora), produção de texto nos anos iniciais de ensino fundamental das escolas públicas tendo como referência as habilidades da BNCC e os currículos locais.

2.Qualificar os processos formativos propostos à Equipe Técnica, CPs e Professores a partir de boas situações problemas articulados ao contexto da prática (ensino remoto).

Mini trilhas

Cada mini trilha tem duração prevista de 2 semestres. Poderá ser desenvolvida por CPS e Professores em conjunto ou ainda equipes técnicas de uma mesma rede de ensino. Caso não se complete o número de 40 participantes em uma única rede, profissionais de outras redes  poderão integrar o grupo.

Público alvo: profissionais de redes públicas municipais ou estaduais anos iniciais do ensino fundamental
Número de participantes: até 40 por turma
Formato: curso a distância
Duração: 30 horas (10 semanas) por semestre
Certificação: Para o participante que realizar 75% das atividades propostas no semestre.
Custos : valor de cada semestre para 40 participantes –  R$ 32.000,00
Inscrições: até 01/03/2021

Caso o município e ou rede estadual tenha interesse em fazer todas as trilhas, e tenha profissionais suficientes para fazer simultaneamente, poderá fazê-lo.

A rede de ensino poderá optar por participar apenas do semestre 1 de uma mini trilha ou mais. No entanto a participação apenas no semestre 2 não será possível, uma vez que é uma continuidade do semestre 1.

Além dos grupos das secretarias, profissionais interessados em participar de forma individual devem preencher o formulário de pré-inscrição, confirmando o interesse. Caso haja um número suficiente de interessados, verificaremos a possibilidade de estruturarmos uma turma com esse perfil.

Informações do evento

Data
02/02/2021 a 01/03/2021
Horário
1h00 às 23h00
Skip to content