Curso Gritos e sussurros: o que a literatura infantil diz e o que cala
*Com informações do Instituto Emília
O Instituto Emília abriu as inscrições para o curso híbrido Gritos e sussurros: o que a literatura infantil diz e o que cala, ministrado por Cecilia Bajour. Os encontros acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, das 19h às 22h.
As medidas do dizer, do mostrar e do calar são um caminho possível de nos questionarmos sobre as linguagens da literatura infantil (a palavra, a imagem, a edição) e sobre diversas mediações em contextos específicos.
O curso propõe explorar criticamente o equilíbrio entre excessos e sutilezas nas formas de criar mundos com palavras, representá-los através de imagens, transformá-los em livros (e outros objetos culturais destinados às crianças). E também observar de perto o dizer demais e o saber calar nas formas de intervir em situações de leitura, escrita e oralidade com textos artísticos que se destinam às crianças (mas não só).
Sobre a ministrante:
Cecilia Bajour nasceu e vive na Argentina. É formada em Letras pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Livros e Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade Autônoma de Barcelona. É crítica literária de livros para crianças e jovens e desenvolve um trabalho de formação de professores e mediadores de leitura. Tem vários livros publicados e “Ouvir nas entrelinhas – O valor da escuta nas práticas de leitura” (Pulo do Gato) é seu primeiro no Brasil. É membro do Conselho editorial da Revista Emília.