Gira de Leitura acontece em 14 de junho
*Com informações de Instituto Emília
As inscrições estão abertas para a Gira de Leitura, promovida pela Fio.de.Contas Produções Culturais em parceria com o Instituto Emília. O evento que acontece em 14 de junho, das 19h às 21h, será ministrado por Neide Almeida e discutirá o romance “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis.
A iniciativa da Fio.de.Contas Produções Culturais nasce do desejo de propor uma experiência coletiva de imersão em algumas obras. A proposta é que as pessoas leiam os livros previamente; para em seguida se encontrarem (nesse momento, virtualmente) para conversar a respeito da obra. O termo Gira vem da ideia de fazer circular, de pensar uma aproximação não linear com os livros escolhidos. A Gira é um convite ao movimento e à partilha.
Baixe o livro desta edição aqui.
Sobre a autora do livro:
Maria Firmina dos Reis nasceu em 1822. Seu livro Úrsula, publicado há 163 anos, em 1859, é considerado o primeiro romance abolicionista escrito por uma mulher em língua portuguesa. Ainda assim, só recentemente a obra começa a circular entre leitoras, leitores e a compor os acervos. Este encontro é um convite para celebrar os 200 anos da autora reunindo, leitoras e leitores numa gira literária.
Sobre a ministrante:
Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles o Projeto “Literatura à flor da pele”. Coordena a Coleção Insurgências, da Editora Jandaíra; é co-editora da Revista Sampa Mundi. Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê”, pela MoriZines. Participa de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organização Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições (2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organização Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019). Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães.