Inscreva-se no curso “As artes do livro”

*Com informações de Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade abriu as inscrições para seu novo curso on-line: As artes do livro, que será ministrado por Plinio Martins Filho. Os encontros acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 17h às 19h, pela plataforma Zoom.

Há um século, um autor escrevia seu livro com caneta tinteiro. Quem escreve hoje, geralmente elabora o texto na tela e entrega à editora um arquivo eletrônico. Quando chega ao leitor, esse livro já se transformou: passa a ser um objeto sólido, manuseável, seja ele um volume de bolso, com brochura ou encadernado. Nesse sentido, o livro não é apenas escrito, mas digitado, desenhado, composto, impresso.

Com isso em mente, o curso faz um panorama das artes do livro, apresentando as etapas envolvidas na produção de uma obra, com destaque para o trabalho do editor, responsável pela ponte entre o autor e o leitor final. Em quatro aulas, são recuperadas diferentes formas do livro ao longo da história e discutidos alguns dos modos de relacionar forma e conteúdo na edição de um material.

Plinio Martins Filho é doutor em ciências da comunicação (editoração) pela Universidade de São Paulo (USP), docente da Escola de Comunicações e Artes da USP e atua no mercado editorial há cinquenta anos. Iniciou suas atividades na Editora Perspectiva e foi diretor editorial e presidente da Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. Participou da edição de mais de três mil livros pelas editoras por que passou, dos quais uma centena foi contemplada com o prêmio Jabuti. É editor da Ateliê Editorial, com dezessete prêmios Jabuti em seu catálogo. Atualmente é responsável pelas publicações da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e da Com-Arte, editora laboratório do curso de editoração da ECA– USP, e editor da revista Livro, do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição, e da Revista BBM. É autor, entre outros títulos, do “Manual de Editoração e Estilo” (2017), vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação.

Informações do evento

Data
07/10/2021 a 28/10/2021
Horário
17h00 às 19h00
Skip to content