Lima Barreto na Gira de leitura

*Com informações do Instituto Emília

Participe de mais uma edição da Gira de Leitura, em 28 de novembro, das 19h às 21h30, no formato híbrido. O encontro conduzido por Neide Almeida, escritora, educadora e gestora cultural, abordará o romance “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto, que discorre sobre o racismo e exclusão social na sociedade brasileira do começo do século XX.

No ano do centenário da morte do autor, jornalista muito atento, crítico do seu tempo e um de nossos mais importantes escritores, esse encontro tem como objetivo celebrar a vida e a obra de Lima Barreto, tendo como foco o romance publicado em 1909. Lima Barreto morreu, aos 41 anos, em 1 de novembro de 1922.

A Gira de leitura nasce do desejo de propor uma experiência coletiva de imersão em algumas obras. A ideia é que as pessoas leiam os livros previamente e depois conversem coletivamente sobre eles. O termo Gira vem da ideia de fazer circular, de pensar uma aproximação não linear com os livros escolhidos. É um convite ao movimento e à partilha. Uma iniciativa da Fio.de.Contas Produções Culturais que tem o Instituto Emília como parceiro.

Sobre a ministrante:

Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora e consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Atualmente, pela Fio.de.Contas Produções Culturais, promove ações e eventos, entre eles o Projeto “Literatura à flor da pele”. Coordena a Coleção Insurgências, Editora Jandaíra; é co-editora da Revista Sampa Mundi. Publicou, em 2018, o livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”, pela Ciclo Contínuo Editorial; em 2017, a zine “Nambuê”, pela MoriZines. Participa de antologias, entre elas “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco”, organização Mulherio das Letras e publicado pela Quintal Edições (2018) e “Nossos poemas conjuram e gritam”, organização Lubi Prates, pela Editora Quelônio (2019). Integra o Conselho Consultivo do Instituto Ruth Guimarães.

Informações do evento

Data
28/11/2022
Horário
19h00 às 21h30
Endereço
FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Skip to content