Oficina Distopias Literárias e a Política no Brasil
*Com informações da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Inscreva-se na Oficina Distopias Literárias e a Política no Brasil, promovida pela BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos). Os encontros on-line ministrados por Jean Pierre Chauvin, acontecem nos dias 07, 09, 14 e 16 de dezembro, das 10h às 13h.
A oficina oferece um panorama do gênero distopia, ao longo dos séculos XX e XXI, tendo em vista fomentar a leitura e apreciação do gênero, vinculando tais narrativas a importantes reflexões sobre temas de interesse social, cultural e político da atualidade nacional. Ao longo das aulas, as pessoas participantes serão convidadas a ler, analisar e interpretar obras literárias representativas do gênero, que favoreçam reflexões sobre autoritarismo, democracia, relações humanas, emprego, afetos etc. A oficina também objetiva estimular a produção de micronarrativas pelos alunos, sob a supervisão do professor, a partir do contato com as obras examinadas durante os encontros.
Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Sobre o ministrante:
Jean Pierre Chauvin é professor livre-docente da ECA-USP, onde pesquisa e leciona as disciplinas: Cultura e Literatura Brasileira, Romance Distópico, A Prosa de José Saramago e O Romance Policial de Agatha Christie. Atua nos programas de pós-graduação em Letras, da EFLCH/UNIFESP, e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na FFLCH/USP. Organizador da coletânea As Letras na Terra do Brasil (séculos XVI a XVIII), pela Ateliê Editorial, em parceria com Marcelo Lachat (2022); autor dos estudos José Saramago: literatura contra mercadoria (Fonte Editorial, 2021) e Crimes de Festim: ensaios sobre Agatha Christie (Todas as Musas, 2017), dentre outros; e da novela Mil, uma distopia (Luva Editora, 2021).