Oficina Escrever a Vida: A Escrita de Mulheres

*Com informações de Biblioteca de São Paulo
Crédito: Carolina Valentim

A BSP (Biblioteca de São Paulo) promove entre os dias 17 e 27 de janeiro, às terças e sextas-feiras, das 10h às 13h, a oficina on-line Escrever a Vida: A Escrita de Mulheres. A atividade será ministrada por Paloma Vidal.

Escritoras frequentemente escrevem a partir de suas vivências, o que não significa que o que se escreve é igual ao que se vive. Como se dá essa passagem da vida para a literatura? Como as questões de gênero afetam a escrita da vida? Como as mulheres têm escrito a vida na contemporaneidade? Essas são algumas das perguntas que nos guiarão, para entrarmos em contato com a literatura contemporânea de mulheres, focando em escritoras que fazem da vida seu material de escrita, de modos que mobilizam questões relacionadas ao gênero, à memória e à intimidade. Durante os encontros, os participantes também serão convidados à produção textual que poderá ser publicada no site do projeto. 

Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp. 

Sobre a ministrante: 

Paloma Vidal (Buenos Aires) é escritora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou romances, peças, livros de contos e de poesia, entre os quais: ”Algum lugar” (2009), ”Mar azul” (2012), ”Três peças” (2014), ”Dupla exposição” (2016) e ”Wyoming e Menini” (2018). Seus livros mais recentes são os romances ”Pré-história” (2020) e “La Banda Oriental” (2021). De crítica literária publicou A história em seus restos: literatura e exílio no Cone Sul (2004), Escrever de fora: viagem e experiência na narrativa argentina contemporânea (2011) e Estar entre: ensaios de literaturas em trânsito (2019). Seus textos foram traduzidos para o espanhol, francês, inglês e alemão. É editora da revista Grumo e tradutora de autores latino-americanos como Clarice Lispector, Adolfo Bioy Casares, Margo Glantz, Tamara Kamenszain e Silviano Santiago.  

Inscrições a partir das 10h do dia 22 de dezembro pelo link. 

Informações do evento

Data
17/01/2023 a 27/01/2023
Horário
10h00 às 13h00
Link para inscrição
Skip to content