Oficina on-line Analfabetos Personagens da Literatura: do estigma à vida

*Com informações da Biblioteca de São Paulo.

Estão abertas as inscrições para a oficina on-line Analfabetos Personagens da Literatura: do estigma à vida, ministrada por Maurina Lima Silva e realizada pela Biblioteca de São Paulo. As aulas acontecem nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, sempre das 10h às 13h.

 A oficina pretende desenvolver atividades voltadas para a produção escrita de textos breves (contos, cartas, páginas de diário, crônicas e poesias). Para tanto, parte-se do pressuposto de que a literatura não é algo apartado da realidade. Isso quer dizer que se a realidade produz literatura, a literatura também pode produzir realidade. Logo, as fronteiras entre literatura e realidade são fluidas e indefinidas. Nesse sentido, a oficina pretende promover um espaço de questionamentos e diálogos em meio a essa fluidez entre real e ficção.  A fim de alimentar a produção escrita dos participantes, a cada encontro serão propostas atividades práticas visando à abordagem de textos literários, dados históricos, sociológicos e experiências empíricas em que o analfabeto se constitui enquanto estigma e enquanto pessoa em toda sua complexidade. 

*Esta oficina faz parte do Literatura Brasileira no XXI.

Maurina Lima Silva – Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Mestra em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi tutora no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UNIFESP, orientando a elaboração de projetos de pessoas interessadas em ingressar na pós-graduação. Em 2020 ministrou, na Biblioteca de São Paulo, a oficina “Escrever Memórias em Contos, Diários, Cartas e Poesia”. No âmbito da pesquisa, estuda a história da educação e do analfabetismo no Brasil e suas representações literárias. 

Informações do evento

Data
10/07/2021 a 31/07/2021
Horário
10h00 às 13h00
Link para inscrição
Skip to content