Passaporte Literatura com Micheliny Verunschk e Luiz Barros Montez
*Com informações de Goethe-Institut
O Goethe-Institut realiza em 30 de junho, às 19h, mais uma edição do Passaporte: Literatura em casa, em formato on-line.
No bate-papo deste mês, Micheliny Verunschk e Luiz Barros Montez falarão sobre os livros O som do rugido da onça e Relatos de viajantes alemães no Brasil oitocentista, respectivamente. Os dois livros, conjugados na conversa deste mês permitem não apenas entender como o Brasil era visto pelos alemães no século XIX – mas também revirar o que chamamos de “passado” e ver nosso país com outros olhos neste conturbado século XXI.
Sobre Micheliny Verunschk:
Nascida em Pernambuco em 1972, é poeta, autora de “Geografia íntima do deserto” (2003), “O observador e o nada” (2003), “A cartografia da noite” (2010), “b de bruxa” (2014), “Maravilhas banais” (2017) e “O movimento dos pássaros” (2020). Na ficção, lançou os romances “nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida” (2014), “Aqui, no coração do inferno” (2016), “O peso do coração de um homem” (2017), “O amor, esse obstáculo” (2018) e “O som do rugido da onça” (2021). É doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Literatura e Crítica Literária, ambos pela PUC-SP.
Sobre Luiz Barros Montez:
É professor titular da Faculdade de Letras da UFRJ, com doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Viena (2009-2010) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Coordena o Grupo de Pesquisa LIEDH – Linguagem e Discursos da História, credenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional. Atualmente aposentado, desenvolve centralmente pesquisas sobre e traduções de relatos de viajantes alemães ao Brasil nos séculos XVIII e XIX. Também nestes séculos, interessa-se pela literatura de língua alemã e pelo desenvolvimento da filosofia da Linguagem e da História.
Sobre o projeto:
PASSAPORTE: LITERATURA é uma série de encontros mensais com escritores, críticos e tradutores para conversar sobre sua relação com a obra de autores de língua alemã, entre outras pontes culturais entre Alemanha e Brasil. Os encontros irão acontecer entre março e outubro sempre na terceira quinta-feira do mês. O projeto foi idealizado por Bethe Ferreira e tem curadoria Marcelo Lotufo e Tarso de Melo.
Transmissão ao vivo| via Youtube e Facebook do Goethe-Institut São Paulo.