Webinário: ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença

No dia 31 de agosto, das 15h às 17h, a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos propôs uma necessária reflexão sobre a importância do investimento social para o fortalecimento da leitura e para a construção de uma sociedade antirracista. O webinário ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença foi realizado via Zoom e terá tradução em Libras. A atividade integra as atividades do Mês da Filantropia Negra, promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) ao longo do mês de agosto.

Convidadas

– Esmeralda Ribeiro: Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Integra os coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá”. É uma das editoras da série Cadernos Negros.

– Kiusam de Oliveira: Escritora, professora, artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias da mitologia afro-brasileira.

– Dianne Melo: Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Integra a coordenação da Rede LEQT. Fonoaudióloga e especialista em Linguagem (PUC-SP), é formadora de professores há mais de 15 anos.

Mediação

Wagner Santana: Sociólogo (USP), mestre em comunicação e educação (UAB – Barcelona). Assessor Técnico da ONG Mais Diferenças. Consultor de Educação da UNESCO no Brasil e conselheiro da LEQT.Apresentação

Rafaela Deiab: Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras e uma das coordenadoras da Rede LEQT.

Sobre o BPM

Pelo segundo ano consecutivo, o GIFE traz ao Brasil o Mês da Filantropia Negra (Black Philanthropy Month), movimento iniciado nos EUA em 2011 cujo objetivo é dar visibilidade à prática filantrópica de pessoas negras e a importância da equidade racial no investimento social. O encontro é realizado anualmente no mês de agosto e conta com edições em diversos países e regiões, como EUA, Canadá, África, Caribe e, desde 2021, Brasil.

Neste ano, o Mês da Filantropia Negra Brasil 2022 terá como foco à Filantropia Negra brasileira, trazendo um resgate histórico de como essa prática se constituiu e as suas particularidades.

Movimento iniciado nos EUA em 2011, fundado pela Dra. Jacqueline (“Jackie”) Copeland (The WISE Fund), com o objetivo de investir em ações concretas para a inclusão social de pessoas negras.

O evento mobiliza cerca de 17 milhões de pessoas em iniciativas ao redor do mundo, em mais de 40 países. Nas edições de 2020 e 2021, contou com mais de 1.500 participantes de 30 países ao longo de todo o mês, além do engajamento de mais de 1 milhão de pessoas via mídias sociais.

Informações do evento

Data
31/08/2022
Horário
15h00 às 17h00
Link para inscrição
Skip to content