*Com informações da Biblioteca de São Paulo
Participe da roda de conversa on-line “Lendo o Massacre do Carandiru”, promovida pela BSP (Biblioteca de São Paulo), em 22 de outubro às 15h. O encontro será ministrado por Pedro Marques, Luís Fernando Telles, Carolina Camargo Soares Figueiredo, Elaine Correia de Oliveira, João Samuel Rodrigues dos Santos Junior e Vanderlei Fischer.
Em razão dos trinta anos decorridos do Massacre do Carandiru, a atividade promove a leitura crítica de obras musicais, literárias e audiovisuais que interpretam este fato trágico e histórico que desencadeou uma série de debates sobre qual sistema carcerário o país deseja manter. O livro “Estação Carandiru” (1999), do médico infectologista Dráuzio Varella; “Carandiru: o filme” (2003), de Héctor Babenco; o documentário “O Prisioneiro da Grade de Ferro (autorretratos)” (2003), de Paulo Sacramento, o álbum “Sobrevivendo no Inferno” (1997), do grupo Racionais MCs e o livro-documentário “Aqui dentro, páginas de uma memória: Carandiru” (2003), de Maurren Bisilliat são algumas das obras debatidas.
Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Em parceria com a Unifesp.
Sobre as pessoas convidadas:
Pedro Marques é professor de Literatura Brasileira da EFLCH-UNIFESP. Bacharel e Licenciado em Letras, IEL-UNICAMP (2000). Mestre (2003) e Doutor (2007) em Teoria e História Literária, IEL-UNICAMP. Pós-doutor (2016) em Culturas e Identidades Brasileiras, IEB-USP. Ações voltadas para estudo, crítica, composição e apreciação de poesia e canção. Editor do site Poesia à Mão. Escritor, compositor e ensaísta. Corresponsável pelo projeto Literatura Brasileira no XXI.
Luís Fernando Telles é professor de Teoria Literária na UNIFESP. Possui bacharelado e licenciatura em Letras (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na USP durante os anos de 2013 e 2014. Tem experiência no ensino e pesquisa nas áreas de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria da literatura, teoria do romance, teoria da narrativa, narrativa contemporânea em literaturas de língua portuguesa. Corresponsável pelo projeto Literatura Brasileira no XXI.
Carolina Camargo Soares Figueiredo é bacharela e licenciada em Letras pela UNIFESP e Mestra em Letras pela mesma instituição (2021). Dedica-se ao estudo da Metapoesia na lírica de Cecília Meireles. Participa, desde 2016, do Grupo de Pesquisa do CNPq, denominado Grupo de Investigações do Poético, certificado pela UNIFESP.
Elaine Correia de Oliveira é professora de língua portuguesa da rede municipal de São Paulo. Coordenadora popular na Uneafro Brasil. Mestre em Letras pela UNIFESP, onde pesquisou a voz das mulheres negras em saraus e slams da cidade de São Paulo. Ativista em educação antirracista e decolonial.
João Samuel Rodrigues dos Santos Junior é graduado em Direito (PUC-Campinas) e História (USP). É mestre em Sociologia pela UFSC (2012). Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Paulínia-SP, atuando principalmente nos temas: genocídio, direitos humanos, colonialismo, racialização, cultura afrobrasileira e racismo. Autor do livro “Escritos da dor: o genocídio de Ruanda em 1994” (2015).
Vanderlei Fischer é criador do canal no Youtube “Tantos dias de Detenção”, com mais de 20 mil inscritos, onde cria conteúdo sobre a realidade da vida de egressos do sistema prisional, sendo ele próprio ex-presidiário que esteve presente no trágico dia do Massacre do Carandiru.