Indicadores LEQT ganham sistema on-line na Plataforma Pró-Livro

Iniciativa da Rede LEQT em parceria com o Instituto Pró-Livro disponibiliza mil itens e 5 mil possibilidades de respostas que permitem avaliar, de forma customizada, projetos de leitura

Amanda Proetti, Estúdio Cais

Nesta terça-feira (10/11), a Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos) em parceria com Instituto Pró-Livro lançaram o Sistema de Indicadores LEQT On-line. Disponível na Plataforma Pró-Livro, a ferramenta visa apoiar escolas, bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias), empresas, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e setor público em processos de monitoramento e de avaliação de ações e projetos do campo da leitura.

Com mil perguntas e cerca de cinco mil possibilidades de respostas, o novo Sistema permite a criação de questionários personalizados: seleção de itens para criação de formulários em função das necessidades de cada projeto ou instituição, geração de link para envio do instrumento de coleta ao público alvo e, por fim, acesso aos relatórios com a tabulação das respostas e apresentação dos resultados.

Agora, com o lançamento do Sistema On-line, o convite é para que as diferentes instituições que atuam no campo do livro e da leitura no Brasil utilizem o instrumento. Para a LEQT, os indicadores abrem uma enorme oportunidade para a criação de parâmetros relevantes e compartilhados que permitem às diferentes instituições avaliar e monitorar projetos na perspectiva de torná-los ainda mais eficientes no alcance de suas metas.

Ana Lima, consultora da organização Conhecimento Social e uma das coordenadoras da Rede LEQT, ressalta a importância do aspecto coletivo na elaboração do instrumento.

“Os indicadores foram construídos de maneira colaborativa a partir de experiências reais das instituições participantes da LEQT que, em sua diversidade, abarcam os mais variados tipos de projetos, com objetivos, públicos, concepções, formas de atuação e escalas muito diferentes, mas que, ao mesmo tempo, compartilham de um propósito comum: o da promoção da leitura como estruturante para o desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Essa convergência de propósito a partir da riqueza de abordagens é o que faz dos Indicadores LEQT algo bastante único e inovador para o campo social brasileiro.”

Para Zoara Failla, coordenadora de projetos do IPL, os Indicadores LEQT podem ser uma ferramenta estratégica para bibliotecas, especialmente em momentos de escassez de recursos e ausência de políticas públicas.

“Planejar ações e avaliar seus resultados e impactos, envolvendo os principais atores e a comunidade, possibilita o engajamento e o ativismo em defesa dos projetos e de sua continuidade. Além disso, ouvir as comunidades escolares e locais para propor ou desenhar uma ação como a aquisição de acervo, atividade cultural ou prática leitora é fundamental para transformar esses equipamentos em espaços comunitários de fato”, observa Zoara.

Na prática: Instituto Avisa Lá utilizou e recomenda os Indicadores LEQT

Após sua construção, os Indicadores LEQT passaram por uma fase de aplicações e de pré-testes entre algumas organizações da Rede. A experiência não só permitiu o aperfeiçoamento da ferramenta, como também promoveu entre essas organizações novos aprendizados acerca de suas próprias práticas.

Foi o caso do Instituto Avisa Lá, organização que atua para qualificar a prática educativa nos Centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental, o Instituto desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.

Membro da Rede e integrante do GT Conhecimento ( inicialmente GT Indicadores), Grupo de Trabalho da LEQT que liderou a construção do instrumento, o Avisa Lá foi uma das organizações escolhidas para a etapa piloto de aplicação dos indicadores. O Instituto usou a ferramenta na avaliação de 14 escolas participantes de um projeto de formação de profissionais da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Cisele Ortiz, coordenadora-adjunta do Avisa Lá, relata os resultados da experiência. “O instrumento é flexível para se adaptar àquilo que efetivamente você deseja avaliar. Foi fácil construir e nos trouxe elementos importantes para revermos nosso próprio plano de formação, reforçar alguns conteúdos e também para a cidade perceber onde precisava investir mais. Então, a ferramenta ajuda no micro, na sala de aula, mas também pode chegar às políticas públicas, o que é muito importante”, observa.

A coordenadora ratifica a importância da clareza sobre o que se pretende avaliar antes da construção do instrumento. “Como são muitas opções, notamos que precisávamos ter muita clareza do que queríamos medir e de que atores deveriam ser envolvidos no processo avaliativo. Para isso, nós trabalhamos com a equipe gestora da secretaria de educação e com as diretoras das escolas, que são as formadoras propriamente”, explica.

Cisele também elogia a possibilidade de personalização oferecida pela ferramenta. “Tivemos que modificar algumas perguntas para atender às necessidades do programa, o que é bem legal do instrumento porque ele permite arranjos conforme as suas necessidades.”

Histórico

Para a construção dos indicadores, foi realizada, primeiramente, uma revisão bibliográfica sobre avaliação e monitoramento de projetos no campo da leitura. Em seguida, criou-se um instrumento para o diagnóstico do uso de indicadores/ferramentas de avaliação de projetos de promoção da leitura por instituições que compunham a Rede LEQT. Esse instrumento orientou a realização de um conjunto de entrevistas de caráter qualitativo. As informações obtidas deram origem à primeira versão dos Indicadores LEQT.

Após a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar e realizar a leitura crítica inicialmente formulada, surgiu uma segunda versão do quadro de indicadores, com nova estrutura e número reduzido de parâmetros. A terceira etapa do trabalho contemplou a criação de instrumentos para a realização de estudos avaliativos e o trabalho de campo para a aplicação dos indicadores em projetos de três instituições. A partir dos resultados foram realizados novos ajustes e produzida a versão publicada no início de 2019.

Como funciona

Os 92 indicadores podem ser utilizados conforme a natureza de cada projeto ou ação a ser avaliada. O sistema online oferece instruções para a seleção e organização dos instrumentos de coleta de dados, tabulação e análise dos resultados.

Antes disso, é recomendado que sejam definidas as expectativas da organização sobre o processo, ou seja, o que se pretende responder sobre o projeto a partir da ferramenta. Também nesse momento é importante pensar em quem serão os respondentes do instrumento para que as perguntas sejam adequadas a esse público.

Esferas e dimensões

O Sistema de Indicadores LEQT Online foi organizado a partir de três esferas e seis dimensões (saiba mais no último quadro da reportagem): biblioteca públicas, bibliotecas e ações comunitárias e escolar (que inclui bibliotecas, salas de leitura e outros espaços escolares).

Após selecionar uma das esferas, a organização deve escolher os indicadores relacionados aos objetivos do projeto ou relevantes para a avaliação a partir de seis dimensões: política, estrutura, formação de profissionais/mediadores em leitura, práticas de promoção da leitura, mudanças e eventos de leitura.

“A perspectiva é que o conjunto de indicadores possibilite usos variados de acordo com a natureza de cada projeto ou programa implementado pelas instituições. A organização dos indicadores em seis dimensões possibilita usos diversos”, explica Fernanda Cury, uma das consultoras que trabalhou na construção dos Indicadores LEQT.

Plataforma Pró-Livro

O Sistema de Indicadores LEQT Online foi alocado dentro da Plataforma Pró-Livro, ferramenta do Instituto Pró-Livro (IPL) destinada à construção colaborativa de um mapeamento de ações de fomento à leitura realizadas em todo o Brasil. A plataforma permite apresentar e compartilhar experiências, projetos, estudos, pesquisas e ideias sobre formação leitora e promoção da leitura e do acesso ao livro. Por meio dela, os usuários podem inserir informações, fazer buscas, pesquisas e participar de fóruns de discussão. A plataforma é também uma ferramenta que orienta e acolhe a inscrição de projetos para o Prêmio IPL – Retratos da Leitura, além de divulgar e qualificar os projetos premiados.

“Uma das vantagens da alocação dos indicadores na Plataforma Pró-Livro é poder convidar as centenas de projetos de leitura já cadastrados no site a aplicarem a ferramenta”, observa Zoara Failla.

Importância do uso e outras expectativas

Zoara reforça a importância da adesão das instituições, tanto as que compõem a Rede LEQT, quanto outras do campo ao uso dos Indicadores.

“Isso é fundamental não só para seu constante aperfeiçoamento a partir da aplicação em diferentes realidades e condições, mas também porque vai possibilitar a construção de um grande repertório de metodologias e práticas de promoção da leitura avaliados a partir dos mesmos parâmetros, permitindo identificar e compartilhar as práticas mais exitosas, além das principais dificuldades ou limitações. Essas orientações são fundamentais e podem possibilitar uma mudança de patamar na qualidade e efetividade das ações de promoção da leitura no Brasil”, observa.

Ana Lima conta que com o lançamento da versão online dos indicadores, outros passos estão sendo pensados pela LEQT.

“Um dos resultados desse processo foi a oportunidade de consolidar o GT de Conhecimento, que nasceu com a finalidade específica de construção dos indicadores, mas se reconfigurou em um GT com o objetivo ampliado de produzir conhecimento a partir e para a Rede e também para fora dela. Já estamos desenvolvendo outras pesquisas, a princípio para uso interno dos membros da Rede, mas que certamente devem se tornar outra oportunidade de engajamento e contribuição para a causa da leitura e escrita no Brasil.”

Dimensões

Conheça mais a fundo as seis dimensões em que estão organizados os Indicadores LEQT:

POLÍTICA: relaciona-se com os programas e propostas governamentais que, de alguma forma, impactam nos processos de formação de leitores e de promoção da leitura em uma perspectiva universal, garantindo o direito da população à leitura. Estão incluídos recursos para o desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, programas de promoção da leitura e outros projetos dirigidos a escolas, bibliotecas públicas e comunidade em geral.

ESTRUTURA: refere-se à oferta de espaços, materiais de qualidade e todas as demais condições de infraestrutura necessárias para a promoção da leitura junto aos alunos, profissionais da escola e comunidade. Inclui a presença da leitura nos espaços de convivência de estudantes, profissionais e comunidade em geral. Para isso, é necessário que se tenha espaços organizados, agradáveis, com móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade das escolas, das bibliotecas comunitárias e públicas e da comunidade em geral.

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS/MEDIADORES EM LEITURA: trata da formação e da garantia das condições necessárias para que professores, mediadores e outros profissionais se envolvam com o projeto e realizem atividades e vivências que desenvolvam habilidades de leitura nas escolas, bibliotecas e comunidades. Cada profissional tem papel fundamental no processo de formação de leitores, cujo resultado depende de práticas favoráveis ao desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias ao uso competente da leitura.

PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA LEITURA: permite captar as oportunidades criadas para estimular o hábito e o gosto pela leitura por meio de projetos, mobilizações e iniciativas variadas para ampliar o número de leitores e a oferta de leituras.

MUDANÇAS: refere-se especificamente aos indicadores de resultados de ações desenvolvidas com foco nas questões voltadas à leitura e escrita de qualidade para todos, sejam em sala de aula, na escola ou na comunidade, no âmbito de ações locais ou de políticas públicas.

EVENTOS DE LEITURA: diz respeito à realização de eventos com foco no estímulo e desenvolvimento da leitura e tudo o que envolve sua organização, incluindo formato, comunicação, inserção e participação da comunidade, articulações, grau de satisfação do público e dos convidados, etc.

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