LEQT apoia e assina carta aberta em defesa do livro e da leitura

Sob o mote “Comida no prato e livro na mão!”, a Carta Aberta em Defesa do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas, convoca candidatos e candidatas do campo democrático ao Governo Federal, aos governos estaduais, ao congresso nacional e assembleias estaduais e à sociedade brasileira, a se comprometerem com a garantia de direitos relacionados ao livro e à leitura no Brasil.

O documento, elaborado neste mês por um grupo formado por diversos integrantes da LEQT,  escritores/as, editores/as, livreiros/as, bibliotecários/as, produtores/as e incentivadores/as do livro e da leitura nas plataformas digitais, professores/as e mediadores/as de leitura; contextualiza o cenário desafiador do LLLB no Brasil e apresenta 10 propostas pela Defesa do Livro e ao Direito à Leitura no Brasil. Sendo uma delas:

Microsoft Office

“Regulamentar e implantar nos primeiros dias do novo governo a Lei 13.696/2018 que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita/PNLE. Para tanto, é preciso iniciar imediatamente os trabalhos para construção do novo Plano Nacional do Livro e Leitura/PNLL em seu formato decenal no primeiro semestre de 2023, obedecendo o determinado pela lei em suas diretrizes e objetivos, assim como as regras de sua elaboração, garantindo a representatividade da sociedade civil e a  criação de  um fundo  financeiro e condicionalidades para a sua aplicação em estados e municípios”.

Apoie a democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas. Assine a petição aqui e compartilhe em seus canais de comunicação para que mais pessoas possam conhecer as propostas e ampliar a pressão popular pelo fortalecimento das políticas públicas que visam a democratização do acesso ao livro e à leitura no país.

“Ler tem a ver com a liberdade de ir e vir, com a possibilidade de entrar à vontade em um outro mundo e dele sair.” Michèle Petit

Skip to content