Obra de Mia Couto é discutida em clube de leitura da BVL
*Com informações da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Acontece em 16 de dezembro, às 15h, mais uma edição do Clube de Leitura da BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos). Neste mês, será discutida a obra “Terra sonâmbula”, de Mia Couto.
Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Biblioteca Parque Villa-Lobos | Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
Clube de leitura on-line da BVL discute obra de Fiódor Dostoiévski
*Com informações da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Inscreva-se na edição de dezembro do Clube de leitura On-line da BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos). O encontro, que ocorre em 15 de dezembro, das 15h às 17h, discutirá a obra “Memórias do Subsolo”, de Fiódor Dostoiévski.
Os encontros realizados mensalmente propõem a discussão de detalhes da história com leitoras e leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Atividade realizada em parceria com a BibliON. Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do e-book.
Participe da edição de dezembro do Clube de Leitura da BSP
*Com informações da Biblioteca de São Paulo
A BSP (Biblioteca de São Paulo) promove em 09 de dezembro, às 15h, mais uma edição do Clube de leitura da BSP. Neste mês, será discutido o livro “A bicicleta de carga”, de Miguel Sanches Neto.
Os encontros realizados mensalmente propõem a discussão de detalhes da história com leitoras e leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Biblioteca de São Paulo | Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP
Clube de leitura on-line da BSP discute obra de Laura Esquivel
*Com informações da Biblioteca de São Paulo
Participe de mais uma edição do Clube de Leitura On-line da BSP (Biblioteca de São Paulo). O encontro realizado em 08 de dezembro, das 15h às 17h, abordará o livro “Como Água para Chocolate”, de Laura Esquivel.
Os encontros realizados mensalmente propõem a discussão de detalhes da história com leitoras e leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Atividade realizada em parceria com a BibliON. Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do e-book.
Oficina Distopias Literárias e a Política no Brasil
*Com informações da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Inscreva-se na Oficina Distopias Literárias e a Política no Brasil, promovida pela BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos). Os encontros on-line ministrados por Jean Pierre Chauvin, acontecem nos dias 07, 09, 14 e 16 de dezembro, das 10h às 13h.
A oficina oferece um panorama do gênero distopia, ao longo dos séculos XX e XXI, tendo em vista fomentar a leitura e apreciação do gênero, vinculando tais narrativas a importantes reflexões sobre temas de interesse social, cultural e político da atualidade nacional. Ao longo das aulas, as pessoas participantes serão convidadas a ler, analisar e interpretar obras literárias representativas do gênero, que favoreçam reflexões sobre autoritarismo, democracia, relações humanas, emprego, afetos etc. A oficina também objetiva estimular a produção de micronarrativas pelos alunos, sob a supervisão do professor, a partir do contato com as obras examinadas durante os encontros.
Jean Pierre Chauvin é professor livre-docente da ECA-USP, onde pesquisa e leciona as disciplinas: Cultura e Literatura Brasileira, Romance Distópico, A Prosa de José Saramago e O Romance Policial de Agatha Christie. Atua nos programas de pós-graduação em Letras, da EFLCH/UNIFESP, e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na FFLCH/USP. Organizador da coletânea As Letras na Terra do Brasil (séculos XVI a XVIII), pela Ateliê Editorial, em parceria com Marcelo Lachat (2022); autor dos estudos José Saramago: literatura contra mercadoria (Fonte Editorial, 2021) e Crimes de Festim: ensaios sobre Agatha Christie (Todas as Musas, 2017), dentre outros; e da novela Mil, uma distopia (Luva Editora, 2021).
Vem aí a Festa Literária das Periferias, a Flup 2022: Maré de periferias
*Com informações da Flup
Acontece entre os dias 5 a 11 de dezembro a 12ª edição da Flup (Festa Literária das Periferias)no Centro de Artes da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Na abertura oficial do evento acontecerá a Revoada de balões na Biblioteca Lima Barreto e a saudação aos Orixás, além das boas vindas. A programação contará com rodas de conversa, lançamento de livros, slam e diversas personalidades literárias como Conceição Evaristo, Geovani Martins, Jarrid Arraes, Jessé Andarilho, Marilene Felinto e Marcelino Freire.
A festa literária é um evento internacional cuja principal característica é acontecer em territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários, na cidade do Rio de Janeiro. Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Cidade de Deus, Vidigal já receberam a Flup em contextos difíceis como a Maré vive hoje.
No encontro, o Coletivo EscreViver conversará sobre o livro “Retratos de Carolina”, de Lygia Bojunga. O romance mostra a trajetória dolorosamente humana da personagem Carolina, com suas conquistas, seus desejos, suas perdas, seus amores, e a força mágica de seus sonhos fluindo em um texto ritmado.
O Coletivo EscreViver é um clube do livro focado em livros escritos por mulheres e organizado por Ana Ambrósio, Beatriz Mazzei, Naiara Neves e Stéfhanie Fanticeli.
Os encontros mensais são dedicados ao público feminino e possuem a finalidade de propor discussões pertinentes através de obras literárias escritas, exclusivamente, por mulheres.