2022
19
mar
Oficina Escrever e Desenhar com as Sementes
Atividade presencial, ministrada por Ana Cláudia Romano Ribeiro, acontece em 19 de março, às 14h30 na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Saiba mais Link para inscriçãoAtividade presencial, ministrada por Ana Cláudia Romano Ribeiro, acontece em 19 de março, às 14h30 na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Saiba mais Link para inscriçãoCom Ailton Krenak e Aparecida Villaça, formação pretende refletir sobre a relação entre a oralidade e a escrita na literatura indígena.
Saiba mais Link para inscriçãoFormação criada e ministrada por José Mauro Brant e promovida pelo Instituto de Leitura Quindim acontece entre 14 e 23/03, das 19h às 21h.
Saiba mais Link para inscriçãoAs inscrições no prêmio organizado pelo Itaú Cultural podem ser feitas pela editora e pelo autor até o dia 24 de abril.
Saiba mais Link para inscriçãoBiblioteca Mário de Andrade promove formação ministrada por Valmir Souza. Aulas começam no dia 10 de março.
Saiba mais Link para inscriçãoAtividade acontece nos dias 09 e 10 de março, das 14h às 16h, e visa refletir acerca das práticas de mediação de leitura.
Saiba mais Link para inscriçãoNovo curso on-line do Instituto Emília, ministrado por Neide Almeida, acontece nos dias 09, 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h30.
Saiba mais Link para inscriçãoA atividade, promovida pelo Cedinho (Centro de Educação e Desenvolvimento Integral), acontece entre 8 e 29 de março.
Saiba mais Link para inscriçãoPrimeira turma realizará o curso entre 7 de março e 1 de maio de 2022. Inscrições abertas até 6 de fevereiro.
Saiba mais Link para inscrição*Com informações de Biblioteca Parque Villa-Lobos
Participe da Oficina Escrever e Desenhar com as sementes, ministrada por Ana Cláudia Romano Ribeiro, em 19 de março às 14h30 na BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos).
No encontro serão apresentados exemplos de composição com palavras e traços a partir do livro “Ave, semente”, escrito pela ministrante, além de outras obras, de contextos culturais e geográficos variados. A partir desses exemplos e da observação de plantas, especialmente de sementes, será proposto um exercício prático de escrita e desenho.
Atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Sobre a ministrante:
Ana Cláudia Romano Ribeiro publicou “Ave, semente”, livro com poemas e desenhos (Editacuja, 2021). Tradutora da “Utopia de Thomas More” (Editora da UFPR, no prelo) e de “A terra austral conhecida”, de Gabriel de Foigny (Editora da Unicamp, 2011). Professora na (Unifesp) Universidade Federal de São Paulo, onde coordena a Monitoria e o Grupo de Estudos sobre Literaturas de Expressão Francesa. Desenvolve projetos em tradução, artes visuais, escrita e performance, alguns deles publicados em seu canal no youtube. Outras traduções e poemas seus podem ser lidos online nas revistas Morus, Ruído Manifesto, escamandro e mallarmargens. Participa do coletivo de poesia Anáguas, que em breve lançará seu primeiro livro e que, em 2021, criou a performance sonora Fitonovela para o podcast Celeste.
*Com informações da Escrevedeira
A Escrevedeira abriu as inscrições para o curso on-line A escrita da oralidade na literatura indígena, ministrado por Ailton Krenak e Aparecida Villaça. Os encontros acontecem nos dias 16, 23, 30 de março e 6 de abril, das 18 às 20h.
Entre os povos indígenas, a comunicação é essencialmente oral, tanto nos contextos mais formais de transmissão da tradição quanto na partilha cotidiana de informações. O que hoje chamamos de literatura indígena é tributária de longevas relações com não indígenas que, dentre muitas outras coisas, envolveram a introdução da escrita, possibilitando assim a inscrição dessas narrativas em papel.
O curso examina textos escolhidos de autoria indígena – como A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert; Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara; Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak, entre outros – focalizando, não somente o seu conteúdo, mas também as condições de sua produção que, por vezes, contam com a mediação de ‘escribas’ não indígenas. Além de outras considerações sobre esses textos, o curso discute com os participantes questões como: O que acontece nesse processo de passagem da oralidade à forma escrita? O que se perde e o que se ganha?
*Com informações de Instituto de Leitura Quindim
Participe do novo curso on-line do Instituto de Leitura Quindim, Oralidade e Jogo Cênico nas Práticas Leitoras, criado e ministrado pelo ator, autor, diretor, promotor de leitura e contador de histórias José Mauro Brant. As aulas acontecem nos dias 14 e 16, 21 e 23/03 (segundas e quartas-feiras), das 19h às 21h, via Zoom.
O objetivo do curso é criar uma reflexão, prática e teórica, em torno do conceito de Práticas Leitoras e do papel da oralidade como ferramenta preciosa para o promotor de leitura que pretende estimular no outro o desejo de ler.
Público-alvo: educadores, atores, bibliotecários, assistentes sociais, recreadores e qualquer interessado em busca de ferramentas para potencializar suas práticas em sala de aula ou em família.
*Com informações do Itaú Cultural
A edição 2022 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Cultural, recebe inscrições a partir das 12 horas (horário de Brasília) de 14 de março até às 23h59 de 24 de abril.
Podem concorrer obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros romance, poesia, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1o de janeiro e 31 de dezembro de 2021.
As inscrições podem ser feitas pela editora e pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição e a inclusão da obra inscrita, tanto em versão impressa quanto digital, em formato PDF. O valor total do prêmio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.
O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, e o apoio institucional da CPLP (Comunidade do Países de Língua Portuguesa).
*Com informações da Biblioteca Mário de Andrade
Inscreva-se no curso Murilo Mendes: Poesia visionária e múltipla, ministrado por Valmir Souza e promovido pela Biblioteca Mário de Andrade. As aulas acontecem nos dias 10,17,24 e 31 de março, das 19 às 21h, no formato presencial.
A formação faz um panorama da vida e obra de Murilo Mendes, orientando-se por alguns eixos fundamentais de sua poética: história, surrealismo, vanguardas, memória, cidades, religião, essencialismo, espaço. Com especial atenção para o diálogo de seus textos — inclusive aqueles em prosa — com cidades brasileiras e internacionais, e com o Brasil de forma geral, o curso explora como o poeta lidou com a história e o espaço em seus poemas. As aulas incluem análises de poemas selecionados, e de livros como Contemplação de Ouro Preto e A idade do serrote, buscando sondar nesses textos os sentidos existenciais e culturais da poesia muriliana.
*Com informações de IBEAC
Acontece nos dias 09 e 11 de março, das 14h às 16h, a formação on-line de mediadores de leitura Eu leitor e mediador, realizada pelo IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário) em parceria com o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento).
A atividade visa refletir acerca das práticas de mediação de leitura e da relação entre o mediador de leitura e o leitor.
Público-alvo: interessados maiores de 16 anos.
*Com informações do Instituto Emília
O Instituto Emília abriu as inscrições para o 1º módulo do curso-online Literaturas Negras: poéticas dos nossos modos de dizer, ministrado por Neide Almeida. Os encontros acontecem nos dias 09, 16, 23 e 30 de março, das 19h às 21h30.
Que lugar as Literaturas Negras ocupam no seu conceito de Literatura Brasileira? E em seu repertório literário?
No módulo: Literatura Brasileira: um conceito em (re) invenção os participantes serão convidados a refletir a respeito dessas questões, tendo como ponto de partida suas experiências como leitores e como mediadores de leitura.
*Com informações de Cedinho
Inscreva-se na formação Pode entrar, Dona Morte! Diálogos sobre o morrer e o viver a partir das histórias, promovida pelo Cedinho (Centro de Educação e Desenvolvimento Integral). Os encontros, ministrados por Érica Verçosa e Andréa Graupen, acontecem nas terças-feiras entre 8 e 29 de março, das 19h às 21h30, nos formatos presencial e online.
A atividade visa incentivar a experiência de ouvir e contar histórias sobre a morte e o morrer, sejam elas pessoais ou dos livros de literatura. Nessa roda as histórias partilhadas criam um continente seguro para que as emoções/sentimentos e pensamentos que nos habitam e nos movem acerca do tema, possam emergir e serem cuidados. Assim, os participantes tecerão juntos um diálogo, a partir da escuta afetiva, sobre o percurso humano onde o nascer e o morrer são etapas igualmente importantes da vida!
Público-alvo: mães, pais, educadoras/es, psicólogas/os, terapeutas, bibliotecárias/os, mediadoras/es de leitura, contadoras/es de histórias e demais interessadas/os
*Com informações do SisEB
Até 6 de fevereiro é possível se inscrever para participar do curso EAD de Mediação de Clubes de Leitura, realizado pelo Iberbibliotecas, SP Leituras, SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. As aulas para a primeira turma acontecerá entre 7 de março e 1 de maio de 2022.
Com curadoria, elaboração de conteúdo e coordenação pedagógica de Janine Durand e Luciana Gerbovic, o curso pretende evidenciar que mediar um clube de leitura é uma arte acessível e poderosa. Colocar a leitura literária na centralidade de um círculo organizado é transformador. Alteridade, escuta, cidadania e pertencimento: são essas pequenas revoluções que nos devolvem uma cota de humanidade e olhar sensível para seguirmos ampliando laços e sentidos sociais.
O curso tem como eixos condutores teoria, prática e metodologia dialógica aliadas para quem deseja se conectar ao movimento de mediação de clubes de leitura (virtuais e presenciais), para aprofundar as estratégias e visão sobre o compartilhamento da leitura literária numa experiência coletiva e colaborativa com a formação de leitoras e leitores no Brasil.