*Com informações do Goethe-Institut
O Goethe-Institut realiza em 30 de setembro, às 19h, mais uma edição do Passaporte: Literatura em casa, em formato on-line.
No bate-papo deste mês, o evento recebe o autor, Itamar Vieira Junior, e sua tradutora, Bárbara Mesquita, responsável por transformar “Torto arado” em “Die Stimme meiner Schwester”, para a S. Fischer Verlag, entre diversos livros de autores do Brasil e de outros países de língua portuguesa, para uma conversa sobre os tantos sentidos desse romance espetacular e os desafios de sua tradução.
Sobre Itamar Vieira Junior:
Nasceu em Salvador, em 1979, e se formou em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, onde também concluiu mestrado e doutorado. É servidor público no INCRA e colunista da Folha de S. Paulo. Estreou na literatura em 2012 com o livro de contos “Dias” (Caramurê) e, em 2017, lançou “A oração do carrasco” (Mondrongo). Em 2019, com o romance “Torto Arado”, em Portugal (Leya) e no Brasil (Todavia), se projetou como principal nome de sua geração entre os escritores brasileiros. Em 2021, também pela Todavia, lançou “Doramar ou a odisseia”.
Sobre Bárbara Leß-Correia Mesquita:
Nascida em Bremen, na Alemanha, é formada em Filologia Românica e em Ciências Políticas e Jornalismo pela Universidade de Hamburgo. Atua como intérprete e tradutora de textos literários e não-literários, tendo vertido – entre o alemão, o português e o espanhol – obras do escritor angolano Pepetela, do português Pedro Rosa Mendes, do espanhol Manuel Vázquez-Montalbán e dos brasileiros Paulo Lins, Patrícia Melo e Luís Fernando Veríssimo, entre outras.
Sobre o projeto:
PASSAPORTE: LITERATURA é uma série de encontros mensais com escritores, críticos e tradutores para conversar sobre sua relação com a obra de autores de língua alemã, entre outras pontes culturais entre Alemanha e Brasil. Os encontros irão acontecer entre março e outubro sempre na terceira quinta-feira do mês. O projeto foi idealizado por Bethe Ferreira e tem curadoria de Marcelo Lotufo e Tarso de Melo.
Transmissão ao vivo| via Youtube e Facebook do Goethe-Institut São Paulo.