Rede LEQT debate a importância da avaliação de projetos de leitura
Webinário abordou o potencial de uso do Sistema de Indicadores LEQT On-line e a experiência da SP Leituras na avaliação do trabalho realizado pelas bibliotecas São Paulo e Parque Villa-Lobos
Porque avaliar projetos de leitura? Como usar o Sistema de Indicadores LEQT On-line? Quais instrumentos a SP Leituras utiliza para analisar o trabalho realizado nas bibliotecas públicas de São Paulo e Parque Villa-Lobos? Esses foram alguns dos temas abordados no webinário Avaliação e Monitoramento de projetos de leitura, realizado pela Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, em parceria com a SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura) e o GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), no dia 1º de junho.
A atividade, que reuniu mais de 100 pessoas, aconteceu dentro da programação da Semana de Avaliação gLOCAL 2021, realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho e contou com a participação de Fernanda Cury (Conhecimento Social), Martina Otero (SP Leituras/Instituto Clima e Sociedade) e Roberto Catelli (Ação Educativa). A mediação foi de Neide Almeida (Rede LEQT). Assista ao debate no vídeo abaixo:
Durante o webinário, Fernanda Cury destacou o papel das ações de monitoramento e da avaliação “esses processos permitem que as organizações possam acompanhar o desenvolvimento de seu projeto de modo a saber se as metas e os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos”, afirmou.
Apesar de seu potencial, Roberto Catelli lamentou que a cultura avaliativa ainda precise ser fortalecida no país. Ele lembrou que em 2017, durante o processo de construção dos Indicadores LEQT – Qualidade em Projetos de Leitura, o grupo de trabalho se deparou com iniciativas que estavam em desenvolvimento há mais de 10 anos, mas que nunca haviam sido avaliadas.
O medo é um dos entraves para ampliar o uso das avaliações. Martina Otero relatou que esse temor é fruto, entre outros fatores, de experiências em que não há o uso construtivo dos resultados, que muitas vezes é associado à punição dos atores envolvidos.
Para demonstrar que é possível realizar uma avaliação de qualidade e de forma participativa, Fernanda Cury apresentou os múltiplos usos do Sistema de Indicadores LEQT On-Line, disponível na Plataforma Pró-Livro. Lançada em 2020, a ferramenta é gratuita e visa apoiar escolas, bibliotecas (públicas, privadas ou comunitárias), empresas, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e setor público em processos de monitoramento e de avaliação de ações e projetos do campo da leitura. Ao todo, são disponibilizadas mil perguntas e cerca de cinco mil possibilidades de respostas para que as instituições possam customizar seus instrumentos, adequando ao seu contexto e necessidades.
Martina Otero também contou um pouco da experiência da SP Leituras. Ela demonstrou como a análise dos resultados das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos permitiu explicitar, por exemplo, a necessidade de desenvolver novas possibilidades de interação com o público leitor. Os relatórios de avaliação produzidos pela organização nos últimos anos são públicos e estão disponíveis no site da entidade.