Rede LEQT e Itaú Social lançam o curso Planos de Leitura em ação nos territórios

Formação traz subsídios sobre como reivindicar, construir e implementar os planos de leitura nos estados e municípios. Disponível na Plataforma Polo, o curso é on-line, gratuito e com emissão certificado para quem concluir as atividades previstas.

A Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos e o Itaú Social lançaram em novembro o curso Planos de Leitura em ação nos territórios, com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre como são construídos e implementados os Planos de Leitura nos Estados e Municípios, além de amplificar a mobilização nos territórios para o avanço das políticas públicas do livro e leitura para o País. A formação é voltada especialmente para educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, gestores públicos, profissionais de organizações da sociedade civil e todas as pessoas interessadas no tema e que desejam organizar ações para iniciar essa discussão em suas cidades. 

Disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, o curso é on-line, oferecido na modalidade autoformativa e com duração de 20 horas. A iniciativa é gratuita e oferece certificado para quem completar todas as atividades.

"À luz dos principais marcos legais do campo, como a PNLE (Política Nacional de Leitura e Escrita) e o PNLL (Plano Nacional de Livro e Leitura), a formação também traz conteúdos e boas práticas para que gestores da educação, cultura e outros atores da sociedade civil possam atuar na incidência política em seus territórios, construindo e implementando seus planos do livro, leitura, literatura e bibliotecas e garantindo a efetividade do direito à leitura de qualidade a todas as pessoas”, celebra Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, instituição que integra a coordenação da Rede LEQT.

Os conteúdos da formação, sob coordenação de Neide Almeida – escritora, pesquisadora, socióloga e ex-secretária executiva da LEQT (2019-2021), foram produzidos por grandes especialistas da área, como Adriano de Souza, pedagogo, jornalista com MBA em Marketing e ex-secretário adjunto de Cultura do Município de Juína/MT (2017-2020); Renata Costa, gestora da Rede Palavralida, foi secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (2017 e 2019) e integra a Bancada do Livro; Ricardo Queiroz, bibliotecário, mestre em Ciência da Informação e Documentação e professor na pós-graduação do Instituto Vera Cruz; e Silvia Machado, bacharel em Produção Cultural, mestranda em Cultura e Territorialidades, atuou como Assessora de Cultura de Juína/MT (2017-2020).

“Formar e ampliar o acesso de leitoras e leitores às informações e aos diversos saberes sempre foi uma urgência. Nesse momento que vivemos, mais do que nunca, mais do que sempre.  É por isso que o curso Planos de leitura em ação nos territórios se destina a todas as pessoas interessadas em construir e implementar essas políticas públicas de leitura em suas cidades e estados. Esperamos que 2023 seja um ano de grande movimentação também na área da leitura em nosso país. Esse curso pretende ser uma de nossas contribuições”, enfatiza Neide Almeida.

Ela explica ainda que para inspirar, mobilizar e orientar para as principais ações necessárias à construção e implantação dos planos de leitura, o curso está organizado em um percurso de 4 módulos. O primeiro apresenta um breve histórico e referências teóricas do campo do livro e da leitura. O segundo convida os participantes a conhecerem possíveis caminhos para a construção dos Planos. No terceiro são discutidas as 5 etapas que precisam ser observadas na elaboração de um plano de leitura. Finalmente, o quarto módulo é um convocação para iniciar, retomar ou acompanhar a ação nos territórios, além de indicar referências de leitura. 

O lançamento do curso é uma das ações de celebração dos dez anos da LEQT, comemorado neste ano de 2022. A ação dá continuidade a outras iniciativas desenvolvidas pela Rede em prol do fortalecimento das políticas de leitura e escrita no país. Exemplo disso é o recente lançamento da minissérie de Podcasts com três experiências de municípios que construíram e implementaram seus PMLLLB (Planos Municipais do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas), em parceria com a Agência de Comunicação Comunitária Vozes Daqui de Parelheiros; o IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos de Apoio Comunitário); o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), de Parelheiros – SP; e com apoio do GIFE. Além do mapeamento dos planos no Brasil, lançado em 2021.

A Rede LEQT

Criada em 2012 e uma das mais antigas redes temáticas do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos reúne mais de 80 representantes de investidores e organizações sociais, setor público, academia, produção editorial, bibliotecários, autores e leitores de todo o Brasil. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil, por meio de ações coordenadas e cooperativas entre poder público e sociedade civil.

O Polo

Ambiente de formação do Itaú Social lançado em 2019, alcançou a marca de 150 mil usuários, entre gestoras e gestores de educação, docentes e representantes de organizações da sociedade civil. O objetivo da plataforma é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.

Skip to content