BVL promove oficina O Corpo Trans em Cartas e Quadrinhos
*Com informações de Biblioteca Parque Villa-Lobos
Inscreva-se na oficina on-line O Corpo Trans em Cartas e Quadrinhos, promovida pela BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos) e ministrada por Diana Salu no dia 28 de janeiro, das 14h às 17h.
O intercâmbio entre a carta (íntimo) e o quadrinho (recorte) oferece um espaço possível para navegar no jogo de exposição-ocultamento a que pessoas trans são submetidas cotidianamente. Nesta oficina, Diana Salu apresenta seu trabalho, Cartas para Ninguém, e propõe exercícios práticos de escrita criativa e composição entre palavras e imagens como ferramenta de expressão.
Sobre a ministrante:
Diana Salu é poeta, artista visual e publicadora. Uma das fundadoras da MÊS Editora, em ação de 2013-2017. Idealizadora da Dente – feira de publicações, onde trabalhou até a 5ª edição. Autora do livro Cartas Para Ninguém (2019-2021, padê editorial), onde explora o hibridismo de linguagens e gêneros, com olhar para a poesia, o desenho, a paisagem e a memória e da hq “Então Você Quer Escrever Personagens Trans?”. Idealizadora e coordenadora do “Transzine-se: Laboratório de fanzines”.
BVL discute obra de George Orwell em clube de leitura
*Com informações de Biblioteca Parque Villa-Lobos
Acontece em 27 de janeiro, às 15h, mais um encontro do Clube de Leitura na BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos). A obra escolhida para este mês é “A Fazenda dos Animais ”, de George Orwell.
Os encontros realizados mensalmente propõem a discussão de detalhes da história com leitoras e leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Biblioteca Parque Villa-Lobos | Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo, S
Clube Leitura on-line da BVL discute livro “O corpo interminável”
*Com informações de Biblioteca Parque Villa-Lobos
Participe de mais uma edição do Clube de leitura online da BVL, em 26 de janeiro, das 15h às 17h. A atividade promovida pela BVL (Biblioteca Parque Villa-Lobos) discutirá a obra “O corpo interminável”, de Fiódor Dostoiévski.
Todos os meses a biblioteca seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Entre os dias 24 e 26 de janeiro, das 14h às 17h, a BSP (Biblioteca de São Paulo) promove a Oficina de Quadrinhos, em formato presencial.
Durante a formação, o cartunista Caco Galhardo apresentará técnicas, metodologias, processo criativo e noções básicas de desenho e composição, além de analisar trabalhos de artistas renomados e da nova geração. Ao final, cada participante irá desenvolver seu universo temático e produzir tiras, cartuns ou páginas de HQ.
Sobre o ministrante:
O cartunista paulistano Caco Galhardo tem uma tira diária na Folha de São Paulo desde 1997 e 13 livros publicados, entre eles “Cinco mil anos” e “Dom Quixote em Quadrinhos”.
Inscrições a partir das 10h do dia 22 de dezembro pelo link.
Biblioteca de São Paulo | Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP.
Obra de Christhiano Aguiar é abordada em clube de leitura da BSP
*Com informações de Biblioteca de São Paulo
Participe de mais um encontro do Clube de Leitura presencial da BSP (Biblioteca de São Paulo), que acontece em 20 de janeiro, das 15h às 17h. Nesta edição, o livro discutido será “Gótico Nordestino”, de Cristhiano Aguiar.
Todos os meses, a BSP seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o download do livro gratuitamente.
Biblioteca de São Paulo | Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP
Participe da primeira edição do Clube de Leitura da BSP em 2023
*Com informações de Biblioteca de São Paulo
Acontece em 19 de janeiro, das 15h às 17h, mais um Clube de Leitura On-lineda BSP (Biblioteca de São Paulo), que inicia o ano com um clássico da literatura latino-americana e mundial, o livro “Memória de minhas putas tristes”, de Gabriel García Márquez.
Os encontros realizados mensalmente propõem a discussão de detalhes da história com leitoras e leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura.
Parceria BibliON. Os primeiros inscritos receberão instruções para realizar o empréstimo do e-book.
A BSP (Biblioteca de São Paulo) promove entre os dias 17 e 27 de janeiro, às terças e sextas-feiras, das 10h às 13h, a oficina on-line Escrever a Vida: A Escrita de Mulheres.A atividade será ministrada por Paloma Vidal.
Escritoras frequentemente escrevem a partir de suas vivências, o que não significa que o que se escreve é igual ao que se vive. Como se dá essa passagem da vida para a literatura? Como as questões de gênero afetam a escrita da vida? Como as mulheres têm escrito a vida na contemporaneidade? Essas são algumas das perguntas que nos guiarão, para entrarmos em contato com a literatura contemporânea de mulheres, focando em escritoras que fazem da vida seu material de escrita, de modos que mobilizam questões relacionadas ao gênero, à memória e à intimidade. Durante os encontros, os participantes também serão convidados à produção textual que poderá ser publicada no site do projeto.
Esta atividade integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Sobre a ministrante:
Paloma Vidal (Buenos Aires) é escritora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou romances, peças, livros de contos e de poesia, entre os quais: ”Algum lugar” (2009), ”Mar azul” (2012), ”Três peças” (2014), ”Dupla exposição” (2016) e ”Wyoming e Menini” (2018). Seus livros mais recentes são os romances ”Pré-história” (2020) e “La Banda Oriental” (2021). De crítica literária publicou A história em seus restos: literatura e exílio no Cone Sul (2004), Escrever de fora: viagem e experiência na narrativa argentina contemporânea (2011) e Estar entre: ensaios de literaturas em trânsito (2019). Seus textos foram traduzidos para o espanhol, francês, inglês e alemão. É editora da revista Grumo e tradutora de autores latino-americanos como Clarice Lispector, Adolfo Bioy Casares, Margo Glantz, Tamara Kamenszain e Silviano Santiago.
Inscrições a partir das 10h do dia 22 de dezembro pelo link.