Webinário: ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença
No dia 31 de agosto, das 15h às 17h, a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos propôs uma necessária reflexão sobre a importância do investimento social para o fortalecimento da leitura e para a construção de uma sociedade antirracista. O webinário ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença foi realizado via Zoom e terá tradução em Libras. A atividade integra as atividades do Mês da Filantropia Negra, promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) ao longo do mês de agosto.
Convidadas
– Esmeralda Ribeiro: Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Integra os coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá”. É uma das editoras da série Cadernos Negros.
– Kiusam de Oliveira: Escritora, professora, artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias da mitologia afro-brasileira.
– Dianne Melo: Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Integra a coordenação da Rede LEQT. Fonoaudióloga e especialista em Linguagem (PUC-SP), é formadora de professores há mais de 15 anos.
Mediação
Wagner Santana: Sociólogo (USP), mestre em comunicação e educação (UAB – Barcelona). Assessor Técnico da ONG Mais Diferenças. Consultor de Educação da UNESCO no Brasil e conselheiro da LEQT.Apresentação
Rafaela Deiab: Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras e uma das coordenadoras da Rede LEQT.
Sobre o BPM
Pelo segundo ano consecutivo, o GIFE traz ao Brasil o Mês da Filantropia Negra(Black Philanthropy Month), movimento iniciado nos EUA em 2011 cujo objetivo é dar visibilidade à prática filantrópica de pessoas negras e a importância da equidade racial no investimento social. O encontro é realizado anualmente no mês de agosto e conta com edições em diversos países e regiões, como EUA, Canadá, África, Caribe e, desde 2021, Brasil.
Neste ano, o Mês da Filantropia Negra Brasil 2022 terá como foco à Filantropia Negra brasileira, trazendo um resgate histórico de como essa prática se constituiu e as suas particularidades.
Movimento iniciado nos EUA em 2011, fundado pela Dra. Jacqueline (“Jackie”) Copeland (The WISE Fund), com o objetivo de investir em ações concretas para a inclusão social de pessoas negras.
O evento mobiliza cerca de 17 milhões de pessoas em iniciativas ao redor do mundo, em mais de 40 países. Nas edições de 2020 e 2021, contou com mais de 1.500 participantes de 30 países ao longo de todo o mês, além do engajamento de mais de 1 milhão de pessoas via mídias sociais.
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do clube de leitura on-lineEstantes Prediletas, realizado pelo Instituto Emília. Os encontros ministrados por Dolores Prades e Janine Durand são virtuais e acontecem na última terça-feira de cada mês, das 18h30 às 20h.
Um clube de leitura coloca na centralidade da roda a literatura, inspiração e razão do encontro entre leitores, ressignifica as diversas leituras, amplia a alteridade e resgata os sentidos de pertencer e estar em comunidade.
Conheça os títulos do semestre:
30 de agosto| Úrsula | Maria Firmina dos Reis (várias edições)
20 de setembro| A caixa Preta | Amós Oz (Companhia das Letras)
25 de outubro| Um Exu em Nova York | Cidinha da Silva (Editora Pallas)
29 de novembro| As Horas | Michael Cunningham (Companhia das Letras)
Passaporte Literatura convida Marcus Vinicius Mazzari
*Com informações do Goethe-Institut
O Goethe-Institut realiza em 25 de agosto, às 19h, mais uma edição do Passaporte: Literatura em casa, em formato on-line, com o professor Marcus Vinicius Mazzari.
Quem gosta de literatura alemã certamente tem muito a agradecer pela trajetória brilhante do professor Marcus Vinicius Mazzari. Desde os anos 1990, além de seu trabalho como docente e pesquisador em universidades do Brasil e da Alemanha, ocupou-se da tradução e da divulgação de grandes clássicos entre nós, uma atividade intensa que envolve, por exemplo, a fundação da Associação Goethe do Brasil e a coordenação da Coleção Thomas Mann, pela Companhia das Letras, além da aproximação, em estudos comparativos, entre obras de Guimarães Rosa e Thomas Mann, Raul Pompéia e Robert Musil, Manuel Bandeira e Bertolt Brecht.
Sobre o convidado:
Marcus Vinicius Mazzari nasceu em São Carlos/SP em 1958. Cursou Letras na Universidade de São Paulo e concluiu o mestrado em literatura alemã em 1989, na mesma instituição, com uma dissertação sobre Günter Grass. Entre 1989 e 1994 fez o doutorado na Universidade Livre de Berlim e desde 1996 é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP. Traduziu, entre outros, Brecht, Heine, Goethe, Marx e Benjamin, e é autor de “Romance de formação em perspectiva histórica” (Ateliê, 1999), “Labirintos da aprendizagem: pacto fáustico, romance de formação e outros temas de literatura comparada” (Editora 34, 2010; 2ª ed., 2022) e “A dupla noite das tílias: história e natureza no ‘Fausto’ de Goethe” (Editora 34, 2019).
Sobre o projeto:
PASSAPORTE: LITERATURA é uma série de encontros mensais com escritores, críticos e tradutores para conversar sobre sua relação com a obra de autores de língua alemã, entre outras pontes culturais entre Alemanha e Brasil. Os encontros irão acontecer entre março e outubro sempre na terceira quinta-feira do mês. O projeto foi idealizado por Bethe Ferreira e tem curadoria Marcelo Lotufo e Tarso de Melo.
Transmissão ao vivo| via Youtube e Facebook do Goethe-Institut São Paulo.
21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
*Com informações da FIL
Participe da 21ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), promovida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O evento acontecerá de forma híbrida, entre os dias 20 e 28 de agosto de 2022.
Nesta edição da FIL, o tema norteador, que irá engajar toda a programação gratuita, será “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”. O objetivo da temática é passear pelo Brasil impresso dialogando com as produções literárias de escritoras e escritores de todos os cantos do país, destacando a magnitude da literatura nacional.
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto | Rua Professor Mariano Siqueira, 81 - Jardim América - Ribeirão Preto SP
Telas Literárias com Sabine Reiter
*Com informações de Goethe-Institut
Acontece em 18 de agosto, às 19h30, mais uma edição do clube de leitura virtual Telas Literárias!
O encontro irá promover uma conversa com Sabine Reiter sobre o livro “Fama”, do autor Daniel Kehlmann. A obra contém nove histórias que se entrelaçam, onde o autor examina como a fama e muita publicidade, e as (novas) tecnologias podem deixar as pessoas confusas e alienadas.
Sobre o autor:
Daniel Kehlmann, que nasceu em 1975 em Munique, vive em Berlim e Nova Iorque. Sua obra recebeu vários prêmios importantes (Candide, Thomas Mann, Per-Olov-Enquist, entre outros). É autor de romances, contos e ensaios. Seu romance mais famoso, “A medida do mundo” (publicado em português em 2007 pela editora Companhia das Letras, com tradução de Sonali Bertuol), foi traduzido para mais de 40 línguas.
Sobre a convidada:
Sabine Reiter trabalha como professora leitora do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) na UFPR em Curitiba onde leciona na área de alemão como língua estrangeira. Tem mestrado em linguística e literatura latino-americana pela Universidade Livre de Berlim e doutorado em linguística pela Universidade de Kiel/ Alemanha. Como linguista estuda línguas amazônicas, focando em elementos performativos na comunicação oral.
Sobre o projeto:
O projeto é uma iniciativa realizada em parceria pelas Bibliotecas dos Goethe-Institut de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre e os escritórios do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) de São Paulo e Porto Alegre, que promovem mensalmente um Clube de Leitura virtual para falar acerca da literatura alemã contemporânea e seus autores, fomentando sua visibilidade.
FLIGÊ – Feira literária de Mucugê: 2022 acontece de 10 a 14/8
*Com informações da FLIGÊ
A 5ª edição da FLIGÊ (Feira literária de Mucugê) volta após dois anos de forma presencial abordando o fluxo dos anos 2020 – 2022, com o tema “Literatura e Ancestralidades”, entre 10 e 14 de agosto de 2022, na cidade Mucugê/Chapada Diamantina (BA).
A programação do evento é tecida a partir das extrações conceituais de Ancestralidades presentes nas literaturas indígenas, negras, tradições culturais, oralidades em diálogo com outras expressões artísticas como: o teatro, o cinema, a música.
As Ancestralidades é o que permanece vivo, o que se transmuta em oralidades e verbo visualidades para que a memória sobreviva às tentativas de sua destruição, como livros que foram queimados ao longo da história, instituições destruídas, narrativas suprimidas, dentre tantas incursões autoritárias de negação do direito ao ler, essa matéria concreta que é a palavra literária.
SP Leituras promove 14ª edição do Viagem Literária
*Com informações do SisEB
Sob o tema “Contação de histórias: Jogos e brincadeiras”, a 14ª edição do Viagem Literária, acontece entre os dias 8 e 22 de agosto de 2022.
Serão alcançados 60 municípios do estado. Ao todo, 15 grupos e contadores de histórias vão fazer a alegria do público durante as duas semanas do programa. São eles: A Hora da História, Ademir Apparício Júnior, Camila Genaro, Cia. Bisclof, Cia. Duo Encantado, Cia. Girolê, Cia. Malas Portam, Cia. Ruído Rosa, Crialudis, Fernanda Munhão, Ih, Contei!, Kiara Terra, Mandingueiras da Pracinha, Sandra Guzmán e Tricotando Palavras.
Os eventos serão realizados nas bibliotecas públicas da região metropolitana, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. Além de proporcionar entretenimento, a proposta do programa é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre os equipamentos culturais e a população local.
Participe do CIREL 2022, o Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literaturas
*Com informações do GEDEALL
O II CIREL (Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literaturas), promovido pelo GEDEALL (Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas da Faculdade de Letras da UFAL), acontece entre os dias 8 e 12 de agosto. Serão realizadas 5 palestras on-line transmitidas ao vivo no canal do GEDEALL no YouTube.
O encontro visa instituir discussões acerca do ensino das literaturas nos diferentes níveis; contribuir com uma concepção de texto/gênero literário como uma fonte de saber social que pode reconstruir o ensino centrado no método formal; além de aproximar universidade e escola básica por meio de construtos teórico-práticos sobre o trabalho com as literaturas na escola e na universidade.
3ª Festa Literária Internacional de Praia do Forte
*Com informações da FLIPF
Acontece entre os dias 04 e 07 de agosto, em formato presencial, a terceira edição da FLIPF (Festa Literária Internacional da Praia do Forte), realizada no Castelo Garcia D’Ávila. Sob o tema “Bahia Moderna Bahia”, a festa literária tem como curadora, este ano, a jornalista e escritora baiana Joselia Aguiar.
Estarão em pauta tanto as iniciativas surgidas na sequência ao evento paulista, como a revista Arco & Flexa e a Academia dos Rebeldes, na Salvador de fins da década de 1920, assim como a arte, a música, a literatura e o cinema modernos que são produzidos posteriormente, entre as décadas de 1940 e 1960, um período de efervescência que somou à paisagem baiana acontecimentos culturais como o ateliê de Mário Cravo e seus visitantes do Brasil e do exterior, o MAM de Lina Bo Bardi, a ficção de Jorge Amado e a poesia de Myriam Fraga, o cinema de Glauber Rocha e o experimentalismo de Walter Smetak, entre outros.